“Raspadinha” é loteria preferida entre mulheres e idosos

Maioria dos apostadores de todas as loterias são homens, com 61,5%.

Ilustração. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Grande parte dos brasileiros sonha em se tornar milionário, e melhor ainda se isso acontecer do dia para a noite, sem grandes esforços. Para isso, apostar na loteria é uma opção cada vez mais procurada. Prova disso é a expansão do número de casas lotéricas pelo país, que passaram de 8,8 mil, em 2005, para 10,6 mil, em 2010.

Apesar de ser a loteria com menor probabilidade de ter uma aposta vencedora (uma chance em mais de 50 milhões), a Mega-Sena é, de acordo com a Caixa Econômica Federal, a preferida dos brasileiros. A loteria paga os maiores prêmios e ocupa o primeiro lugar em volume de recursos arrecadados - 46,7% do total arrecadado pelas loterias da Caixa, entre janeiro e setembro de 2010, veio da Mega-Sena.

?A probabilidade não é um fator determinante na hora de o apostador escolher a sua loteria. O valor do prêmio, sim, faz diferença, porque mexe com o imaginário do apostador. É uma possibilidade de mudança completa de vida, e é isso o que a loteria representa. Não é algo racional, não precisa e não deve ter uma lógica", diz Paulo Eduardo Toncovitch, gerente nacional de loterias da Caixa.

Mesmo com a preferência geral pela Mega-Sena, algumas loterias, por suas características peculiares, atraem públicos específicos. É o caso da Lotomania, preferida entre as mulheres; da Federal e da Instantânea (a raspadinha), que fazem sucesso entre os idosos, e também entre as mulheres; e das loterias esportivas, como a Timemania, a Lotogol e a Loteca, famosas entre os apaixonados por futebol.

"No caso da Lotomania, temos percebido que as mulheres gostam muito devido à quantidade de números com que se pode concorrer, o que se traduz numa possibilidade maior de ganho. Talvez também pela possibilidade de vencer caso não acerte nenhuma dezena. A Federal e a Instantânea fazem sucesso entre a população mais madura porque são rápidas e têm bastante apelo popular. A Federal, por exemplo, é um dos jogos mais fáceis, em que há maior possibilidade de ganhar", afirma Toncovitch.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES