Reajuste da gasolina e avaliação de agência afetam ações da Petrobras

Preço da gasolina e avaliação de agência afetam Petrobras

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para os investidores em ações da Petrobras (PETR3 e PETR4), há uma boa e uma má notícia, de acordo com a visão dos analistas do setor financeiro.

A boa notícia é que a empresa continua sendo uma aposta do mercado para o longo prazo, mirando nas gigantescas reservas do pré-sal.

A má notícia é que, no curto prazo, dificilmente o papel vai deixar para trás o pobre desempenho visto nos últimos anos. Somente em 2012, por exemplo, a queda foi de 9%, na contramão da Bolsa de Valores, que subiu mais de 7%.

E há duas grandes questões, com um desfecho previsto para os próximos meses, que vão fornecer uma visão mais clara das perspectivas para a companhia.

Aumento de preço nos combustíveis intriga mercado

A primeira questão é a novela dos combustíveis. Tanto a empresa quanto o governo já sinalizaram várias vezes que neste ano vai haver o aumento da gasolina e do diesel. Mas o mercado se questiona quando esse reajuste vai acontecer, e de quanto será.

Há expectativas de um reajuste na faixa de 5% a 7%, mas há quem projete até 10% para os preços da gasolina. Caso esses aumentos se concretizem , é possível que o mercado comemore em um primeiro momento, mas que perca a euforia no decorrer das semanas.

Essa dúvida é fundamental para o futuro da empresa nos próximos anos. Como analistas têm reclamado há anos, os preços nacionais dos combustíveis não acompanharam o aumento ocorrido do barril de petróleo no exterior.

O desafio de um plano agressivo de investimentos

Embora essa defasagem no preço ajude a conter a inflação do país, afeta o caixa da estatal, que tem pela frente um agressivo programa de investimentos ?estimado em US$ 236 bilhões para o período 2012-2016. O motivo é que explorar a camada pré-sal vai custar (muito) dinheiro.

Como a própria estatal já informou no ano passado, boa parte desses recursos virá do próprio faturamento, e não de novos empréstimos.

Na quinta-feira passada, o Banco Central informou que considera um aumento de 5% nos preços da gasolina para este ano. Mas o mercado entendeu o valor como mais uma confirmação de que o reajuste vai acontecer, e não como um número oficial.

Para os analistas da corretora Coinvalores Bruno Piagentini e Marco Aurélio Barbosa, mesmo considerando a alta da gasolina, as ações da estatal dificilmente devem deslanchar neste ano. Por outro lado, é improvável também que "derretam", devido às expectativas de longo prazo.

Analistas estão de olho na produção da empresa

Um ponto também fundamental para o desempenho dos papéis é a produção de petróleo. Se a empresa mostrar mais desempenho em cumprir as metas previstas, é possível que investidores passem a olhar com melhores olhos a ação.

Caso contrário, o panorama para o papel continua o mesmo: uma aposta para o longo prazo. Na visão de Piangentini e Barbosa, a empresa somente deve apresentar números de produção mais robustos a partir de 2015.

Nota de avaliação de risco pode cair

A Petrobras divulga seus resultados finais de 2012 no dia 4 de fevereiro, após as 19h (hora de Brasília).

Entre os vários números que os especialistas vão se debruçar, um indicador que chama a atenção é questão da "alavancagem", isto é, a relação entre quanto a empresa deve e quanto dinheiro possui em caixa.

No ano passado, a agência de avaliação de risco Moody´s ameaçou piorar sua recomendação para a empresa brasileira.

Essa agência, a exemplo da Standard&Poor´s e da Fitch, distribui uma espécie de "selo de aprovação" para empresas e países conforme a saúde financeira, servindo de orientação para grandes investidores (como fundos de pensão bilionários) em suas aplicações.

Se uma empresa ou país tem a melhor recomendação possível, conforme os critérios dessas agências, consegue tomar emprestado a juros mais baixos. Se essa recomendação fica menos favorável, os grandes investidores vão exigir juros mais altos para correr o risco de emprestar dinheiro para a companhia.

Monitorando o endividamento da estatal

Um dos critérios da Moody´s é justamente o nível de "alavancagem". Se a dívida da estatal aumentar, ou tiver chances de aumentar, sem a expectativa de um crescimento da receita, esse indicador fatalmente pode piorar.

Feito o alerta no final do ano passado, o próximo passo da Moody´s é cumprir a ameaça e rebaixar sua recomendação sobre a saúde financeira da Petrobras.

"O portfólio de reservas da Petrobras é muito grande e exige muito capital para ser explorado. Esse dinheiro vai vir de que lugar? É nesse sentido que parte o alerta da Moody´s", afirma Roberto Altenhofen, Analista da Empiricus Research (parceira do portal Investmania) para o setor de petroquímica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES