Reajuste da gasolina e do diesel foi calculado pela Fazenda; veja

Não está descartado, no entanto, um novo reajuste, em valor menor, no primeiro semestre de 2014.

Combustível | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conta de chegada O cálculo que resultou no reajuste de 4% para a gasolina e 8% para o diesel, anunciado ontem, foi feito pelo Ministério da Fazenda e apresentado em encontro entre Guido Mantega e Graça Foster na quarta-feira, em Brasília. Na quinta, a presidente da Petrobras concordou com os percentuais, inferiores aos que a empresa pretendia e que não incorporam o gatilho proposto por ela. Não está descartado, no entanto, um novo reajuste, em valor menor, no primeiro semestre de 2014.

Até a borda Na matemática do governo, chegou-se à conclusão que conceder reajuste de 5% para a gasolina (o mercado queria 6%) faria com que estourasse a meta de inflação de 5,8% para 2013.

Varejo Fernando Pimentel (Desenvolvimento) dará duas palestras sobre oportunidades de negócios no Brasil para executivos em Nova York na terça-feira. Dilma quer buscar investidores estrangeiros diante do mau humor de empresários brasileiros.

Quem manda As manobras da Câmara que irritaram o governo têm como pano de fundo a insatisfação do comando da Casa e de líderes da base com o acúmulo de projetos em regime de urgência mandados pelo Executivo.

Cabresto Parlamentares dizem que o Palácio do Planalto tenta "controlar a pauta do Congresso". Nesse cenário, a alteração feita na tramitação do Orçamento impositivo é vista como um recado dos deputados ao governo.

Rompimento Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Renan Calheiros (PMDB-AL) discutiram aos gritos no Congresso na quinta-feira, depois que o presidente da Câmara indicou que prorrogaria o prazo para apresentação de emendas ao Orçamento.

Travou O Planalto já admite que pode não conseguir a aprovação do Marco Civil da Internet este ano. O governo não contava com tanta dificuldade em obter acordo.

Aqui não 1 Representantes do Ministério da Justiça e da Justiça Federal, de um lado, e do Ministério Público Federal e da Associação Nacional dos Procuradores da República, de outro, divergiram sobre a redação final do relatório da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

Aqui não 2 O segundo grupo pretendia incluir uma menção ao julgamento do mensalão como exemplo de combate à corrupção, mas foi rebatido pelos representantes do governo. O texto acabou sem a referência.

Sabadão Além de receber caciques do PMDB e do PP hoje, Dilma e Lula se reunirão também com a cúpula do PDT, partido que, embora esteja no primeiro escalão, ainda flerta com a candidatura de Eduardo Campos.

DDD Jaques Wagner (BA) colocou o candidato do PT à sua sucessão, Rui Costa, para falar no telefone com a presidente e o antecessor logo após sua escolha, ontem.

Axé O resultado fortalece o governador --que bancou seu secretário da Casa Civil contra o senador Walter Pinheiro e o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli-- para pilotar a campanha de Dilma no Nordeste.

Tempo... Em reunião de secretariado, Geraldo Alckmin (PSDB) pediu para que os auxiliares "readequem as agendas" e corram para montar cronograma de entregas e inaugurações no primeiro semestre do ano eleitoral.

... é dinheiro Além do calendário, Alckmin demonstrou preocupação com as receitas do governo, que não terão o incremento do programa de parcelamento do ICMS, que rendeu R$ 5 bilhões extras neste ano.

*

TIROTEIO

O pacote de bondades de Alckmin a policiais é, na verdade, um saco de maldades para esconder o reajuste insignificante à categoria.

DO DEPUTADO MAJOR OLÍMPIO (PDT-SP), sobre ampliação do vale-alimentação e criação de cargos na Polícia Militar, aprovados após correção salarial de 7%.

*

CONTRAPONTO

Egolatria

Com o tempo apertado para discursar em sessão na Câmara, o deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA) apelou para tática insólita para conseguir com o presidente Mauro Benevides (PMDB-CE) segundos a mais de fala.

- Venho aqui saudar esta pérola que está na presidência desta Casa. Todos o aplaudem por sua inteligência, pela maneira harmoniosa como trata todos os colegas. Receba o abraço carinhoso do Chiquinho Escórcio. Agora eu quero um minuto para mim -requisitou.

Benevides não resistiu.

- V. Exa. tem a prorrogação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES