Receita dos serviços cresceu 9,3% em janeiro; PI foi uma das menores taxas

Segmento de serviços prestados às famílias teve alta de 12,1%

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O setor de serviços brasileiro cresceu 9,3% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2013, segundo dados divulgados nesta terça-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é superior às registradas em dezembro e novembro, de 8,3% e 8,6%, respectivamente. Os serviços respondem por mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

MT , PA e PI tiveram as as menores taxas de crescimento.

O segmento de serviços prestados às famílias teve alta de 12,1% em janeiro, com destaque para os serviços de alojamento e alimentação, com crescimento de 12,3%, e outros serviços prestados às famílias, com variação de 11,1%.

Os serviços de informação e comunicação cresceram 8,8%, superior às taxas de dezembro (6,6%) e novembro (7,0%). Já os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram alta de 9% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, contra 6,8% em dezembro e 9,4% em novembro.

Os serviços técnico-profissionais, que abrangem os serviços intensivos em conhecimento, cresceram 13,8% e os serviços administrativos e complementares, que abrangem os serviços intensivos em mão-de-obra, 7,3%.

Mostrou alta também, de 10%, o segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio. As maiores taxas de crescimento, nesse segmento, foram registradas no transporte aquaviário (19,5%) e no transporte aéreo (12,2%).

No corte regional, os dados do IBGE mostram que todos os estados tiveram alta no setor de serviços em janeiro, com destaque para o Distrito Federal (19,1%), Goiás (17,8%) e Paraíba (17%). Já as menores taxas de crescimento foram registradas em Mato Grosso (0,6%), Pará (1,4%) e Piauí (2,5%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES