Receita investiga 27 empresas do exterior na Operação Alquimia

Objetivo da ação é reprimir crimes de sonegação fiscal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Receita Federal da 5ª Região informou nesta sexta-feira que as investigações da Operação Alquimia abrangem 27 empresas localizadas nas Ilhas Virgens Britânicas. A ação foi deflagrada pela Polícia Federal (PF), com apoio da Receita, para reprimir crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e formação de quadrilha. Ao menos 23 pessoas foram presas e, entre os bens sequestrados, estão 2,5 kg de ouro em barra, embarcações, jet-skis, lanchas, quase 100 carros, ônibus, carretas, imóveis e uma ilha de 20 mil m² na costa de Salvador (BA), que pertencia ao dono de uma das empresas investigadas.

Ao todo, foram expedidos 31 mandados de prisão temporária e 129 de busca e apreensão. A maioria das empresas atua na produção, armazenagem, compra, venda, exportação e importação de produtos químicos, como ácido sulfúrico e acetona. Conforme a PF, elas foram criadas para burlar a fiscalização e transferir seus ativos para empresas maiores, servindo de laranja no esquema criminoso. Segundo o delegado Marcelo Freitas, que comandou as investigações, o esquema tem como centro uma "grande empresa química que tem sua sede em vários Estados".

"As sonegações ocorriam basicamente de duas maneiras. A primeira delas era por intermédio da aquisição de produtos, especialmente produtos químicos por intermédio de empresas laranjas. A essas empresas laranjas, então, recairia a tributação, especialmente os tributos federais e o ICMS. Essas empresas laranjas funcionariam a todo vapor até que viesse efetivamente a fiscalização da Receita Federal ou Estadual e incidisse sobre elas, efetivando a autuação e, em consequência, instituindo o crédito tributário", afirmou o delegado.

Após constituir o crédito tributário, as empresas laranjas fechavam as portas e transferiam seu patrimônio para as empresas que comandavam o esquema criminoso, as quais tinham aparência "absolutamente lisa", operando "de maneira completamente regular". "A consequência é que a União ou os Estados não tinham condição de reaver o patrimônio efetivamente sonegado", afirma o delegado.

Ainda de acordo com o delegado Freitas, a quadrilha se aproveitava da proibição da dupla tributação para sonegar impostos. "Para poder efetivar a aquisição dos produtos químicos, (a principal empresa do grupo) adquiria por intermédio de empresas laranjas. Essas empresas laranjas adquiriam esses produtos e os revendiam para as principais empresas do grupo. (...) Havendo a tributação em cima das empresas laranjas, essa tributação, em consequência, não pode incidir sobre a principal ou as principais empresas do grupo", afirmou. Os estabelecimentos de fachada, entretanto, não pagavam os devidos impostos.

A investigação começou no final da década de 1990 e o inquérito foi aberto em 2002. "O valor dos bens apreendidos já dá para cobrir boa parte do rombo", afirmou Hermano Machado, superintendente da Receita Federal em Belo Horizonte. A PF pretende recuperar R$ 1 bilhão desviados, principalmente nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Os Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe, além do Distrito Federal, também são alvo da ação. As fraudes, conforme a PF, envolvem aproximadamente 300 empresas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES