Receita notifica mais de 50 mil empresas

Ação de cobrança termina em 29 de janeiro de 2010, diz Receita

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria da Receita Federal informou nesta sexta-feira (11) que foram enviados nesta semana um lote de intimações a 50,39 mil empresas com débitos declarados, mas ainda não pagos.

O valor da cobrança é de R$ 4,3 bilhões. O órgão informou que está apenas "dando continuidade aos novos procedimentos decobrança". Os débitos tributários constam na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) e referem-se ao período de agosto a outubro deste ano.

A Receita Federal anunciou recentemente que, a partir de 2010, a DCTF passa a ser cobrada mensalmente de mais 1,3 milhão de empresas e, com isso, o órgão passará a cobrar também todos os meses os débitos em atraso já confessados pelas empresas. Pelo sistema atual, que vigora até o fim deste ano, a DCTF é semestral para estas empresas.

"Em virtude dos benefícios concedidos pela Lei 11.941/09,essa cobrança ficou restrita a débitos vencidos a partir de 1º de dezembrode 2008. O prazo para atendimento dessa ação de cobrança termina em 29 de janeiro de 2010, após o que os débitos cobrados e não regularizados deverão seguir para imediata inscrição em Dívida Ativa da União", informou a Receita Federal.

O órgão lembra que a DCTF é apresentadapelas pessoas jurídicas em geral inclusive as equiparadas, as imunes e asisentas, para prestar informações relativas aos valores devidos dostributos e contribuições federais (débitos), e os respectivos valores decréditos vinculados (pagamento, parcelamento, compensação, etc).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES