Recordes de consumo fazem Brasil importar energia da Argentina; térmicas são acionadas

O Ministério de Minas e Energia acionou a importação de energia de hidrelétricas argentinas nesta quarta (15) e quinta-feira (16).

Usina Hidrelétrica Ilha Solteira | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o cenário de recordes de consumo de energia alcançados nos últimos dias em razão da onda de calor no Brasil, o Ministério de Minas e Energia acionou a importação de energia de hidrelétricas argentinas nesta quarta (15) e quinta-feira (16). Algumas termelétricas também foram ligadas para garantir abastecimento. As informações são da CNN.

A opção de importar segundo o ministério, é mais pelo preço do que pela necessidade. Segundo o ministro Alexandre Silveira, o acionamento do sistema interligado diminui a necessidade de ligar as termelétricas, energia movida à carvão e ajudam a assegurar o sistema, mas reforçou que não há “problema de energia no país”.

“O Sistema (Interligado Nacional) tem trabalhado com robustez. A diretriz é modicidade tarifária (menor tarifa), sem abrir mão da segurança energética.”, disse Silveira à CNN.

Na noite de quinta-feira (15), o ministro se reuniu com o Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico para tomar medidas preventivas.

“Nós estamos em um pico de carga nesse calor de 100 gigawatts, mais ou menos. Eu determinei à Empresa de Planejamento Energético que rapidamente apresente um estudo sobre a potência contratada, as térmicas que temos no Brasil, como elas estão regionalizadas, como respondem às cargas, já que nós temos os problemas climáticas se agravando. Nós temos que nos antever. Estamos muito atentos. Não podemos cometer nenhum erro no setor elétrico”, pontuou Silveira.

Pelo menos 800 megawatts chegam da Argentina ao sistema nacional em horários de pico. A pasta acredita que será necessária a importação também nesta sexta-feira (17). A interligação dos sistemas tem sido feita em média quatro horas por dia, especialmente entre o fim da tarde e início da noite, momentos de maior consumo.

Recorde de consumo

A onda de calor que atinge parte do Brasil nesta semana impulsionou a demanda por energia a atingir recordes consecutivos, conforme indicam dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na terça-feira (14), por volta das 14h20, a demanda no Sistema Interligado Nacional (SIN) alcançou aproximadamente 101,5 GW, superando em 0,5% o recorde anterior de 100,9 GW registrado na segunda-feira (13) às 14h17. 

O recorde anterior era de 97.659 MW, medido em 26 de setembro deste ano. A elevação nas temperaturas, decorrente da massa de ar quente, tem gerado um aumento significativo na demanda por energia. O uso intensificado de aparelhos como ares-condicionados, ventiladores e outros dispositivos elétricos é apontado como um dos principais motivos desse aumento. De acordo com o ONS, a demanda por energia teve um aumento de 16,8% desde o início de novembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES