Recuperação da economia fortalece imagem do Brasil, atrai investidores

Com a vinda de mais investidores, a quantidade de dólares em circulação no Brasil aumenta e a cotação da moeda ante o real tende a cair.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O crescimento do País acima do esperado, a inflação abaixo do teto oficial e a recuperação do real ante o dólar, observados na última semana, acenam para uma recuperação da economia brasileira no mercado mundial.

Divulgado nesta sexta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o avanço de 1,5% do PIB (Produto Interno Bruto) do País no segundo trimestre deste ano deve fortalecer a imagem do Brasil no exterior e, com isso, atrair investidores estrangeiros.

Com a vinda de mais investidores, a quantidade de dólares em circulação no Brasil aumenta e a cotação da moeda ante o real tende a cair. Esse movimento, por sinal, já foi observado na última quarta-feira (28), quando a moeda norte-americana caiu pelo segundo dia consecutivo e baixou para R$ 2,35.

Um dos maiores fantasmas do governo neste ano, a inflação também deu sinais de queda recentemente. De acordo com o último IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação teve um avanço de apenas 0,03% em julho e 6,27% nos últimos 12 meses.

Além disso, o aumento da taxa básica de juros (Selic) para 9% ao ano elevou os rendimentos das pessoas que têm dinheiro na poupança. Para o vice-diretor de Análise de Políticas Públicas da FGV (Fundação Getulio Vargas), Rogério Sobreira, o avanço da riqueza no País é um sinal da recuperação da economia brasileira e do consumo das famílias.

? Eu diria que pode estar havendo um movimento de, com as famílias pagando as dívidas, elas voltarem, ainda que lentamente, a consumir.

Ele avaliou ainda que, se houver a combinação da recuperação dos gastos das famílias com os investimentos, existe uma expectativa muito positiva em relação ao PIB deste ano.

? Acho que muitos analistas que vinham fazendo previsões até abaixo de 2% terão que rever as suas previsões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES