Reforma prevê isenção para vacinas de covid, dengue e febre amarela

Entre os medicamentos isentos, destacam-se vacinas contra covid-19, dengue, febre amarela, gripe, cólera, poliomielite e sarampo

Avalie a matéria:
Reforma prevê isenção para vacinas da covid, dengue e febre amarela | Ravena Rosa/ Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo, enviado ao Congresso Nacional na quarta-feira (26), propõe isenção de impostos para 383 medicamentos e vacinas, incluindo os imunizantes contra a covid-19, dengue e febre amarela. Além disso, sugere uma redução de 60% na alíquota para outros 850 medicamentos.

ISENÇÃO - Entre os medicamentos isentos, destacam-se vacinas contra covid-19, dengue, febre amarela, gripe, cólera, poliomielite e sarampo, além de substâncias como insulina (para diabetes) e o antiviral abacavir (contra o HIV). Outro destaque é o citrato de sildenafila, usado para tratar disfunções eréteis.

OUTROS - Já entre os princípios ativos com alíquota reduzida, estão omeprazol (refluxo e úlceras digestivas), lorazepam (ansiedade), losartana (pressão alta), metformina (diabetes), prednisona (anti-inflamatório) e tadalafila (impotência sexual).

REGULAMENTAÇÃO - O projeto de lei complementar visa regulamentar a cobrança do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), arrecadada pelo governo federal, e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de responsabilidade dos estados e municípios. O governo espera aprovar o texto até julho na Câmara e até o fim do ano no Senado.

REDUÇÃO - Segundo Bernard Appy, secretário extraordinário de Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, a proposta permitirá uma "redução relevante de custos" dos medicamentos, não apenas pela redução ou isenção de alíquotas, mas também pelo fim da cumulatividade, resultando em preços mais baixos. Com a alíquota média prevista em 26,5%, os medicamentos beneficiados pela redução de 60% pagarão apenas 10,6% de imposto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES