Reforma tributária permite taxar combustíveis com ‘imposto do pecado’

Texto aprovado pode ter impacto duplo no preço ao consumidor e afetar investimentos no Brasil, diz setor.

Reforma tributária permite taxar combustíveis com ‘imposto do pecado’ | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A reforma tributária, aprovada pelo Senado na quarta-feira (8), contempla a possibilidade de tributar os combustíveis fósseis, tais como gasolina, óleo diesel e gás de cozinha, através do chamado "imposto do pecado". No entanto, o governo afasta essa proposta, assegurando a intenção de "manter a tributação atual".

O "imposto do pecado" é uma modalidade de imposto seletivo destinada a taxar produtos considerados prejudiciais ao meio ambiente e à saúde, como cigarros e bebidas alcoólicas.

Durante a tramitação do texto no Senado, o relator Eduardo Braga (MDB-AM) permitiu que a extração de petróleo e a venda de combustíveis fósseis sejam taxados por esse imposto. O texto retornou à Câmara dos Deputados para análise.

O Ministério da Fazenda afirmou que, embora a reforma tributária permita a taxação extra dos combustíveis, “em princípio a ideia é não utilizar o IS [Imposto Seletivo]”.

No lugar do “imposto do pecado”, o governo pretende usar o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) --criados pela reforma para substituir os tributos atuais. A pasta disse que “a ideia é calibrar as alíquotas por litro, de forma a manter a tributação atual”.

“Ou seja, não se pretende aumentar a tributação dos combustíveis na Reforma Tributária. E, portanto, não se espera um aumento de custos dos combustíveis e, muito menos, o aumento de custo de logística por conta da Reforma Tributária”, afirmou o ministério.

Caso o imposto seletivo seja aplicado aos combustíveis, a reforma tributária pode ter um impacto duplo nos preços dos derivados, de acordo com especialistas consultados pelo G1.

O texto aprovado pelo Senado inclui tanto a extração de petróleo quanto os combustíveis fósseis como atividades e produtos sujeitos ao imposto seletivo.

Entretanto, dado que os combustíveis são produzidos a partir do refino do petróleo bruto, o imposto pode incidir duas vezes na cadeia de produção: primeiro na extração do petróleo e, posteriormente, no insumo refinado, como gasolina e diesel, por exemplo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES