Registros de inadimplência no SPC têm queda em abril

“Já observamos um aumento do endividamento e isso preocupa porque, como a renda não cresce, as incertezas com o desemprego podem gerar maior dificuldade de os consumidores pagarem suas contas”, diz um economista.

| Foto: Raissa Morais Jornal MN.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

     O índice de inadimplência vem recuando pelo segundo mês consecutivo. Apesar do resultado positivo em abril, economistas já estão preocupados porque a economia brasileira vem se deteriorando rapidamente e não há previsão de melhora. Segundo a pesquisa mensal da Boa Vista, a inadimplência do consumidor recuou 0,9% na comparação mensal de abril contra o mês anterior. Na comparação com abril de 2018, a redução é maior, de 11,5%. Da redação JMN.

Economia recua em todos os estados do país e índice de inadimplência também. Foto: Raissa Morais Jornal MN.

No acumulado do ano, o registro de inadimplentes - a inserção de novas dívidas no banco de dados - teve queda de 8%. Em abril, no Estado de São Paulo, a queda foi de 0,4% em relação a março e de 0,6% em relação a abril do ano passado. No Brasil, as reduções foram de 0,5% na leitura de abril em relação ao mês anterior e de 2% na comparação interanual.

Registro por região. Fonte: Boa Vista/SPC.

Nas colocações do economista Vitor França, da Boa Vista, até o mês de abril o indicador ainda é positivo, entretanto, a partir de maio a situação já deve mudar em função da recuperação econômica que não se consolidou. "Já observamos um aumento do endividamento e isso preocupa porque, como a renda não cresce, as incertezas com o desemprego podem gerar maior dificuldade de os consumidores pagarem suas contas". 

Recuperação

Quando se observa o indicador de recuperação de crédito, que é o número de pessoas que conseguem sair do banco de dados, ou seja, pagando as dívidas, o indicativo também revela temor. O nível caiu 0,7% na comparação mensal de abril contra o mês anterior. No valor acumulado, a recuperação obteve queda de 5,3% e, na variação interanual, o indicador diminuiu 2,8%. "A redução da inadimplência mostra que menos pessoas estão entrando no banco de dados, mas, quando entram, menos conseguem sair porque a economia está em compasso de espera", explica.

Economista explica que trabalhador está com maior dificuldade para consumo.Foto: Raissa Moais Jornal MN.O indicador de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informados à Boa Vista SCPC pelas empresas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES