Renda do trabalho dos brasileiros tem a maior alta desde o Plano Real

Aumento chega a 11,7% em 2023 na esteira de maior gasto público, mas pode não se sustentar

Renda do trabalho dos brasileiros tem a maior alta desde o Plano Real | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A renda do trabalho dos brasileiros em 2023 teve um aumento significativo, representando o maior salto desde o Plano Real, que promoveu um forte aumento do poder de compra no país com a queda da inflação no final de 1994 e em 1995.  Enquanto o PIB cresceu 2,9% em 2023, a massa de rendimentos do trabalho teve um aumento real de 11,7%, o que é quase o dobro do registrado em 2022.

Como ocorre a comparação: este foi o melhor resultado desde 1995, de acordo com o Ipea e a FGV Social. Este aumento na renda real domiciliar per capita reflete a soma das rendas das famílias dividida pelo número total de membros. O impulso na renda em 2023 é atribuído principalmente aos gastos públicos adicionais, com destaque para programas como o Bolsa Família, que recebeu um aumento significativo no orçamento, e a PEC da Transição.

Quem foi mais beneficiado: esses investimentos têm um forte impacto na economia, resultando em crescimento do PIB e redução da taxa de desemprego. No entanto, há preocupações quanto à sustentabilidade desses programas no longo prazo, devido ao aumento do déficit e da dívida pública. Os trabalhadores informais, especialmente aqueles sem carteira assinada, foram os mais beneficiados em termos de aumento de renda em 2023, refletindo a considerável inserção do Bolsa Família neste grupo.

Desafios no crescimento: o aumento dos rendimentos para trabalhadores formais foi mais modesto. Os gastos excessivos do governo e os riscos de inflação e instabilidade fiscal representam desafios para a sustentabilidade do crescimento econômico e da melhoria da renda no futuro. É fundamental que o governo adote políticas fiscais responsáveis e direcionadas para garantir a estabilidade econômica e o crescimento sustentável, especialmente diante dos desafios apresentados pela inflação e pelo déficit fiscal.

Programas sociais: o foco em programas "pró-pobres" como o Bolsa Família pode ter um impacto significativo na redução da pobreza e da desigualdade, mas é necessário equilibrar esses esforços com medidas para garantir a estabilidade macroeconômica e o controle da inflação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES