Rendimento de fundo imobiliário continuará isento de imposto

Decisão já está tomada entre Guedes e Lira; isenção beneficia cerca de 1,5 mi de investidores de classe média

Rendimento de fundo imobiliário continuará isento de imposto | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os rendimentos de fundos de investimentos imobiliários (FIIs) não serão mais taxados em 15% como estava proposto no texto original da reforma tributária. O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara, Arthur Lira, estão de acordo. Os FIIs continuarão com rendimentos isentos de impostos.

A alteração será divulgada nesta semana, no novo relatório que está sendo elaborado pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA).

Se o texto enviado pelo governo fosse aprovado da forma como está, as novas regras de tributação sobre FIIs valeriam para cotas negociadas em bolsa a partir de 2022.

Com a mudança no projeto, a Receita Federal deixará de arrecadar R$ 850 milhões de impostos por ano. O benefício é intangível, mas certamente o impacto será a manutenção da indústria de construção civil aquecida, um setor que usa mão-de-obra de maneira intensiva e ajuda na retomada do crescimento econômico.

Agora, a decisão de Guedes e Lira libera cerca de 1,5 milhão de investidores que migraram da Caderneta de Poupança há alguns anos para os FIIs. Esse tipo de investimento ganhou tração por ter alta liquidez e possibilidade de diversificação com poucos recursos. O “ticket médio” dessas aplicações é de R$ 50.000.

Os FIIs bancam loteamentos de classe média e obras em todo o país. Seria uma perda grande para o setor de construção civil se o fim da isenção sobre os rendimentos fosse aprovado no Congresso.

Atualmente, essa classe de ativos já é tributada em 20% se houver ganho de capital pela valorização das cotas através de suas vendas.

IMPOSTO EM FUNDOS FECHADOS

Os fundos de investimento privados fechados terão incidência de imposto sobre o rendimento, tal como está no projeto de reforma. Fundos com até 50 cotistas serão taxados. Acima desse volume de investidores, continuam isentos. Objetivo: barrar a elisão fiscal de grupos familiares que usam esses ativos.

CRONOGRAMA

O relatório da reforma tributária será apresentado a líderes partidários na 3ª feira (13.jul). Guedes e Lira devem falar . A votação do projeto ficará para agosto, depois do recesso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES