Retomada da economia acontecerá no 2º semestre, diz Coppead

Segundo Haroldo Monteiro, com o aumento da inadimplência, os bancos começaram a frear os créditos

Avalie a matéria:
Especialista em varejo Haroldo Monteiro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mercado de trabalho aquecido levou o brasileiro a comprar mais no ano passado - apesar da desaceleração da economia como um todo. Tudo bem que o aumento das vendas no último mês do ano foi o menor desde 2008. Ainda assim, o IBGE não avalia que o Natal de 2011 tenha sido fraco - o do ano anterior é que foi forte demais.

Segundo o professor da Coppead e especialista em varejo Haroldo Monteiro, a retomada da economia não deve acontecer nos primeiros meses do ano. ?Porém, alguns setores do varejo devem responder melhor por conta do aumento do salário mínimo e do incentivo que o governo deu com a redução do IPI. O eletroeletrônico vai continuar puxando esse índice. Mas acredito que a retomada da economia ocorra mais acentuadamente no segundo semestre?, diz.

Em relação ao endividamento do consumidor, Harodo lembra que a inadimplência deu uma freada, mas continua em um nível alto. ?Isso faz com que os bancos se retraiam em dar crédito ou exijam mais garantia. Daí o crescimento se torna mais lento", afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES