Revista “Economist” aponta Eike Batista como “vendedor do Brasil”

O texto afirma que o “potencial de vendedor” fez de Eike o homem mais rico do país e o sétimo no mundo

Eike Batista | Chris Goodney/Bloomberg
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

?O vendedor do Brasil? e ?labrador caçador de trufas? são algumas definições da revista britânica ?The Economist? sobre o empresário brasileiro Eike Batista, em reportagem publicada na edição desta semana.

O texto afirma que o ?potencial de vendedor? fez de Eike o homem mais rico do país e o sétimo no mundo, com uma fortuna estimada em US$ 30 bilhões. ?É mais do que Mark Zuckerberg com o Facebook?, afirma o texto.

Segundo a revista britânica, Eike se descreve como um ?labrador caçador de trufas? --referindo-se aos cães que farejam esse fungo comestível caríssimo, que cresce debaixo da terra.

Eike nega alegações de que seu pai --Eliezer Batista, que foi diretor da Vale entre 1961 e 1968, além de ministro de Minas e Energia-- tenha lhe oferecido qualquer tipo de ajuda concreta, como ?dizer ao labrador onde farejar?, diz a "Economist".

?Nada me foi dado de graça?, diz Eike à revista. ?Eu apostei contra a Petrobras, Exxon, Shell, todas as grandes, e paguei um bilhão de dólares?, diz.

Após listar as nove companhias que formam o grupo EBX, de Eike, o texto afirma que ?poucas já renderam lucros? e que ?algumas foram listadas [na Bolsa de Valores] quando ainda eram pouco mais que uma ideia?.

?O império EBX reflete a forma como o senhor Batista enxerga os pontos fortes e fracos do Brasil?, diz o texto. ?O senhor Batista quer construir estradas, ferrovias, portos, navios e refinarias para levar os minerais do Brasil ao mercado global. Ele também está construindo usinas de energia, para se abastecer com seu próprio combustível e carvão.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES