Saiba como atrair uma grande empresa como cliente; veja dicas

Tantas exigências fazem com que muitos empreendedores desistam de oferecer seus produtos e serviços a grandes clientes potenciais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Participar da cadeia produtiva de grandes empresas pode aumentar a lucratividade de micro e pequenos empreendedores. No entanto, para conquistar esse espaço, o pequeno negócio precisa atender a uma série de requisitos -- processos estruturados, controle de estoque, capacidade de produção e conformidade com leis e normas técnicas são alguns deles.

Tantas exigências fazem com que muitos empreendedores desistam de oferecer seus produtos e serviços a grandes clientes potenciais. Porém, apostar na própria capacitação traz benefícios em longo prazo e amplia as oportunidades de negócios de forma geral, segundo especialistas.

?Ao se capacitar para fornecer para a grande, a pequena aumenta suas oportunidades no mercado. Ao mesmo tempo, a grande se beneficia ao ter fornecedores locais de qualidade?, diz Tiago Lemos, diretor da Venti Consultoria.

A consultoria foi responsável pelo levantamento de oportunidades de encadeamento produtivo (integração entre pequenas e grandes empresas) realizado pelo Sebrae, serviço de apoio a empresa. Segundo o estudo divulgado em 2011, há possibilidades de ganhos para as MPEs na indústria, no comércio e na área de serviços da cadeia de grandes companhias.

Parceria beneficia a grande e a pequena empresa

Dicas

1

Estruture seus processos

Mapeie sua capacidade de produção e estoque, padronize produtos e serviços e atenda às normas técnicas, de controle de qualidade e de meio ambiente.

2

Procure parceiros

Busque na sua área de atuação projetos com empresas âncoras, que possam financiar uma parte do seu projeto de capacitação, além de entidades de apoio, como o Sebrae.

3

Tenha certificações

Certificações são um diferencial competitivo, que colocam uma empresa à frente das concorrentes. Veja quais são as certificações exigidas na sua área de atuação e procure obtê-las.

4

Seja proativo

Fique atento às oportunidades do mercado, prospecte negócios, feche parcerias com outras empresas para prestação de serviços. Elas também podem ser uma porta de entrada para a grande empresa.

5

Diversifique seus clientes

Um grande cliente exige grande parte dos esforços de uma pequena empresa, mas não dê exclusividade a ele. Diversifique seus clientes para não correr o risco de fechar as portas se perder o contrato.

Francisco Marins, gerente da área de educação empreendedora do Sebrae-RJ, explica que muitas MPEs entram para a cadeia produtiva de uma grande empresa como fornecedoras pontuais, contratadas para atender a uma demanda específica. Uma maneira de permanecer no ciclo é buscando certificações, além da profissionalização de processos.

?Ter o carimbo de uma certificação, seja ele de um processo produtivo ou de atendimento, é um diferencial competitivo, pois é necessário ter responsabilidade para conquistar e manter uma certificação. Hoje, as maiores empresas buscam parceiros responsáveis social e ambientalmente, não apenas com competências técnicas?, declara Marins.

Outra maneira de participar do encadeamento produtivo é participando de um projeto com uma empresa âncora. Nesse caso, explica Marins, a grande empresa entra como financiadora parcial da capacitação de pequenos fornecedores ou distribuidores. O Sebrae possui diversos projetos em parceria com empresas âncoras como Petrobras, Vale, Gerdau.

?É bom para a grande empresa porque ela resolve o problema de uma demanda não atendida e favorece o pequeno, que conta com investimentos para sua melhoria. É um relacionamento estratégico para ambas?, afirma Marins.

Entretanto, ele destaca a importância do pequeno empreendedor não fica dependente do grande cliente. ?A pequena empresa tem de aproveitar a vantagem competitiva obtida com a capacitação para atender a outros mercados. Se ela ficar na mão de um cliente só, ela quebra quando a grande empresa deixar de comprar suas soluções?, declara.

Volume de vendas é maior, mas pagamento é mais demorado

Reinaldo Messias, consultor do Sebrae-SP, diz que não adianta o pequeno empreendedor oferecer as soluções de sua empresa para uma multinacional, por exemplo, se não tiver condições de atender à demanda.

?Fornecer para uma grande empresa abre portas, mas é um cliente exigente quanto à padronização, qualidade e pontualidade. Ter controle sobre os processos é fundamental para um bom relacionamento?, afirma.

Ele diz que o cuidado com custos e rentabilidade deve ser ainda maior, pois, geralmente, o cliente grande pede um prazo de pagamento maior, que pode comprometer a vida financeira da MPE. ?Além disso, ela precisa de um planejamento de gestão que permita saber a hora de contratar pessoal, de dar desconto ou de sublocar sua produção, por exemplo?, explica.

O empreendedor Edgard Caliman Oliveira, proprietário da Pixel Art Brasil, empresa de vídeos corporativos 2D e 3D sabe bem o que é isso. Ele já fez trabalhos para grandes empresas como Petrobras e Fibria Celulose, ambas no Espírito Santo, e diz que a burocracia da grande empresa atrapalha o processo.

?Normalmente, eles demoram meses para aprovar um projeto, mas, quando aprovam, nos dão prazos muito curtos para executar. Além disso, a pressão por preços baixos e a concorrência desmotivam o pequeno empreendedor?, diz Oliveira.

Por outro lado, foi graças a um trabalho desenvolvido para a Petrobras, em parceria com a produtora Take 1 Comunicações, que ele entrou em contato com uma petrolífera norueguesa. ?Não fechamos o contrato porque foi na época em que estourou a crise econômica de 2008, mas é muito bom saber que nosso trabalho é conhecido em outros lugares do mundo?, diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES