Saiba escolher o ar-condicionado ideal para enfrentar o calor

Na hora de comprar, é fundamental observar o selo de eficiência de energia do Procel

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos últimos dias, o calor até deu uma trégua. Mas, com a proximidade do fim do ano, as temperaturas deverão ficar cada vez mais altas. Para aliviar, nada melhor do que um bom ar-condicionado em casa. Para que o resultado seja o melhor, no entanto, é preciso escolher o aparelho ideal. E isso inclui calcular o tamanho do cômodo, o número de pessoas e a quantidade de aparelhos elétricos no ambiente (veja no quadro abaixo).

Nas lojas, há vários modelos de dois tipos: o tradicional aparelho de janela e o split, que vem atraindo mais interesse. A diferença de preço ? dependendo do modelo e da capacidade (medida por BTUs) ? nem é tão grande, já que o preço do aparelho de janela tem se mantido estável nos últimos anos e os splits têm ficado mais em conta. A diferença fica por conta da instalação do slipt, que é mais cara e pode custar cerca de R$ 500.

Na hora de comprar, é fundamental observar o selo de eficiência de energia do Procel. Se for "A", menor será o impacto na conta de luz. Para quem pensa que 220V é mais econômico do que 110V, uma informação: a diferença de voltagem não tem impacto na conta, diz o professor Nisio Brum, da Coppe.

Dois tipos e uma alternativa

Gerente da Engenharia de Serviços da Whirlpool Latin America, Renata Leão comenta as diferenças dos tipos de ar-condicionado:

? No modelo de janela, o compressor fica acoplado ao aparelho, o consumidor consegue instalá-lo e a temperatura é fria. O split tem o compressor separado da unidade interna, é mais silencioso e tem as opções de quente e frio. Uma coisa não muito positiva do split é que você precisa de um instalador. E é mais caro.

Uma opção mais em conta, mas que também refresca, é o climatizador que, por meio da circulação do ar e da evaporação da água, ajuda a amenizar o calor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES