Saiba como se livrar das dívidas para começar 2013 no azul; dicas

O cenário do país é promissor: baixo índice de desemprego e ganhos salariais acima da inflação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de brasileiros com a corda no pescoço cresceu ? 16% entre novembro de 2011 e mesmo mês do ano passado ?, mas ainda dá para enfrentar 2013 com as contas no azul. Para começar, o trabalhador pode colocar na ponta do lápis as despesas mensais, listando dívidas a pagar e supérfluos a cortar. Para ajudá-lo, elaboramos uma planilha de gastos. Assim, fica mais fácil saber onde exatamento a família vem extrapolando o orçamento.

O cenário do país é promissor: baixo índice de desemprego e ganhos salariais acima da inflação. Mas, dentro de casa, não é fácil ajustar as finanças. Para o educador financeiro Reinaldo Domingos (autor de "Livre-se das dívidas"), o primeiro passo é identificar o real motivo do descontrole financeiro:

? Coloque no papel todas as receitas e despesas mensais para verificar onde existem excessos. Procure eliminá-los, de forma que o dinheiro seja poupado para quitar dívidas e realizar desejos.

Ele também aconselha que toda a família esteja empenhada no corte de despesas. E diz que o dinheiro econo$com a redução da conta de celular de um filho, por exemplo, pode ser usado num futuro intercâmbio ou num curso superior.

? Reúna a família, inclusive as crianças e os adolescentes, para falar dos objetivos para o ano que se inicia. Em seguida, tracem metas e estratégias juntos ? orienta.

Janser Rojo, da QI Financeiro Consultoria, diz que quem tem dívidas deve separá-las.

? Liste os débitos com juros maiores, como cheque especial ou cartão. Acabe com eles e fique somente com aqueles que têm parcelas fixas e sem saldo atrasado.

Segundo o site Investmania, para evitar a compra de supérfluos, a dica é deixar os cartões de crédito e talões de cheques em casa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES