Saiba quais são seus direitos na hora de reformar a casa

Recomenda-se que o pagamento seja feito por conclusão de etapas de serviço, e não por dia.

Antes de começar a construção o consumidor deve pedir um orçamento para evitar gastos a mais. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não importa o tamanho da obra, toda reforma gera dores de cabeça. Desde atraso de prazos, problemas com pagamento, sujeira e gastos inesperados. O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) preparou algumas orientações para o consumidor saber os seus direitos e contornar eventuais problemas causados por reformas.

1- Contrato: o consumidor deve pedir um orçamento para evitar gastos a mais, além de garantir os seus direitos e do fornecedor. Nele deve estar especificado qual é o serviço e o endereço onde será realizada a reforma, o valor da mão de obra, os materiais e equipamentos inclusos no preço, e o que será considerado extra. Deve ainda conter a especificação dos materiais que serão utilizados, condições e formas de pagamento, data de início e término do serviço, quais os valores das multas em caso de atraso da obra ou do pagamento, além do prazo e termos de garantia.

Recomenda-se que o pagamento seja feito por conclusão de etapas de serviço, e não por dia, pois se a duração da obra atrasar o consumidor acaba pagando a mais.

No caso de as partes não combinarem outros prazos por escrito, os valores do orçamento são válidos por dez dias, contando a partir do seu recebimento pelo consumidor. Ao aprovar os valores, assine, escreva ?Aprovo? e date o documento. O contratante pode aproveitar e pedir referências e fazer visitas a outras obras realizadas por aquela empresa.

O Idec lembra que a elaboração de um orçamento não cria nenhum vínculo ou obrigação por parte do consumidor, que tem a opção de procurar outros profissionais e empresas para realizar o serviço.

2- Materiais: a responsabilidade pela compra de materiais também deve estar especificada no contrato. Procure detalhar o nome das marcas, referências, alternativas em caso de substituição, cor, número, dimensões e quantidades.

Durante a entrega dos materiais garanta que esteja alguém de confiança para conferir a quantidade, qualidade e as características dos produtos adquiridos.

3- Entulho: ao contratar um serviço privado de coleta de entulho, faça, pelo menos, três orçamentos, com empresas registradas na prefeitura e obtenha as informações por escrito. Verifique as condições da caçamba, o limite de tempo para retirá-la, se apresenta sinalização visível de dia e de noite e qual o destino do material recolhido. Não se esqueça de orientar para que a caçamba seja colocada num local que não incomode os vizinhos, pedestres ou motoristas.

4- Erros: caso a obra tenha sido mal feita, ou não estiver de acordo com as especificações do contrato, o consumidor deve informar às empresas e profissionais contratados. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que o fornecedor responda pelos vícios de qualidade que possam prejudicar as obras executadas.

O consumidor pode exigir a reexecução do serviço, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional no preço. Se no fim da reforma o profissional, ou a empresa, cobrar a mais por um serviço prestado que já estava previsto no contrato, esse valor não precisa ser pago.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES