Santander demite 400 funcionários 5 meses após fusão de operações com Banco Real

Demissões não têm relação com a crise, mas são resultado da fusão com o Real.

Avalie a matéria:
Santander demite funcionários | Divulgacao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cinco meses após o início da fusão das operações com o Banco Real, o Santander anunciou a demissão de cerca de 400 funcionários no grupo. Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, as dispensas são nos centros administrativos do Santander e do Real. Procurado pela Folha Online, o Santander informou que não se pronunciará sobre o tema.

De acordo com já mencionado pelo banco no passado, as demissões não têm relação com a crise, mas são resultado da fusão com o Real.

Em outubro de 2008, o Santander anunciou seu plano estratégico para 2008-2010, quando o presidente mundial, Emílio Botin, afirmou que a integração Santander-Real não era uma reestruturação, mas um projeto de crescimento, com a ampliação do número de agências em 400.

Segundo a diretora do sindicato e funcionária do Santander Rita Berlofa, a situação é "inadmissível". "É uma situação inadmissível, principalmente para um banco em excelente situação no Brasil e no mundo, que anuncia "sinergias de integração que devem atingir R$ 2,7 bilhões". Ou seja, para os banqueiros, brasileiros ou espanhóis, a fusão trará ganhos, mas para os bancários, pais e mães de família, sobra a tragédia do desemprego", diz Rita.

O presidente do sindicato, Luiz Cláudio Marcolino, afirmou por meio de nota que pedirá medidas do governo federal, como a ratificação da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional o Trabalho), que proíbe dispensas imotivadas em empresas lucrativas.

Em protesto contra as demissões, o sindicato organizou manifestação nesta sexta-feira, no Casa 1, matriz do Real e Centro Administrativo Operacional, conhecido como Majolão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES