SDE sugere que Anatel estimule competição

SED quer a presença de novas empresas que ofereçam serviços de internet em um mesmo município.

Avalie a matéria:
Oferta maior para os municípios | iG
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A SDE (Secretaria de Direito Econômico) sugeriu que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estimule a presença de novas empresas que ofereçam serviços de acesso à internet em um mesmo município.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira (25), após a decisão de arquivar um processo movimentado pelo Ministério Público Federal no Estado de São Paulo contra a Telefônica e a Tele Norte e Leste Participações (Telemar).

A acusação era de que as operadoras cobravam preços diferentes pelo mesmo serviço em diferentes regiões ? até mesmo cidades vizinhas. A investigação foi arquivada, segundo o SDE, ?pela insuficiência de indícios de infração à ordem econômica?.

Em resposta, a Anatel declara que, nos últimos anos, vem simplificando e tornando ágil o processo de obtenção de autorização do serviço de comunicação multimídia ? que inclui a banda larga fixa.

Segundo a agência, enquanto em 2007 eram 815 as empresas autorizadas a oferecer banda larga fixa no Brasil, o ano de 2009 encerrou com 1.802 concessionárias. Até o momento, já são 1.899 autorizadas.

O órgão esclarece que a prestação de serviços de internet é um serviço privado e, por isso, os preços são livres. ?Apenas havendo evidência de prática prejudicial à competição, como abuso de poder econômico, a agência pode instaurar processo de apuração?, afirma a Anatel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES