SDR divulga calendário de feiras agropecuárias para 2008

O Estado estuda a possibilidade de aumentar o apoio aos leilões de pequenos animais em todo Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O calend?rio de feiras e exposi?es agropecu?rias deste ano, divulgado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agr?rio (SDR), come?a em maio e vai at? dezembro. O Estado estuda a possibilidade de aumentar o apoio aos leil?es de pequenos animais.

De acordo com o calend?rio, que pode sofrer pequenos ajustes de alguns dias, o primeiro evento ser? a 38? Feira Agropecu?ria de Floriano, de 18 a 25 de maio, no parque de exposi??o local. Em seguida, haver? a 58? Exposi??o-Feira Agropecu?ria de Teresina (Expoapi), que antes era em dezembro e, desde 2007, mudou para a primeira semana de junho.

Ainda em junho, vir? a 30? Exposi??o Agropecu?ria de Picos. Em julho, ser? a vez de Paulistana e Valen?a, al?m de Corrente, no fim do mesmo m?s. Em agosto, ser? realizada a XXVII Exposi??o Agropecu?ria de Parna?ba.

A 4? Festa do Bode de Batalha, que cresceu, deixou de ser feira e hoje ? considerada exposi??o, ser? realizada entre a segunda e terceira semanas de setembro. Ainda em setembro, haver? a exposi??o de S?o Jo?o do Piau? e, na segunda semana de dezembro, sob a responsabilidade da Associa??o Piauiense dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apiccov), haver? a 10? Exposi??o de Caprinos e Ovinos de Teresina (Expoberro), fechando o calend?rio anual.

Organiza??o Descentralizada

As feiras agropecu?rias foram descentralizadas, significando que a organiza??o desses eventos passou para a responsabilidade dos munic?pios, em parceria com as associa?es de criadores municipais. O Estado dar? apoio na organiza??o, ajudando ainda na montagem de estandes e financeiramente.

A descentraliza??o ? uma experi?ncia considerada boa, porque permitiu que as exposi?es agropecu?rias se expandissem e melhorassem sua performance. A Expoapi, de Teresina, ? exce??o, porque sua responsabilidade direta ? da Federa??o da Agricultura do Piau? (Faepi).

De acordo com a SDR, o grande objetivo da descentraliza??o ? aumentar o interesse dos munic?pios para que o n?mero de eventos anuais tamb?m aumente. O n?mero de feiras tem crescido, mas h? maior incremento dos leil?es, principalmente de pequenos animais. Leil?es j? existem em muitos munic?pios, e a SDR est? organizando apoio a esse setor. Isso porque, normalmente, os eventos come?am com leil?es, que crescem em tamanho e import?ncia e se transformam em exposi?es.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES