Seca fez Nordeste perder 4 milhões de animais em 2012, diz dados do IBGE

No ano passado, mais de 1.200 municípios decretaram emergência pela estiagem e precisaram ser abastecidas por carros-pipa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano de 2012 terminou com grande prejuízo para os criadores do Nordeste. Segundo dados da pesquisa Produção da Pecuária Municipal, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), divulgada na última semana, a região perdeu 4 milhões de animais em 2012, quando o semiárido viveu a mais intensa seca das últimas décadas.

No ano passado, mais de 1.200 municípios decretaram emergência pela estiagem e precisaram ser abastecidas por carros-pipa. "A seca prolongada resultou na redução de muitos plantéis, sobretudo o de bovinos, causando impactos sobre a produção e produtividade de leite", diz a pesquisa.

Segundo os dados, a região contabilizou 1,3 milhão de bovinos a menos no ano passado --queda de 4,5% em comparação a 2011. Em Pernambuco, a diminuição do rebanho chegou a 24% do total. Na Paraíba foi ainda maior, com queda de 28%.

A criação de ovinos e caprinos também teve parte do rebanho reduzido com a perda de 696 mil e 784 mil animais, respectivamente. Já no setor aviário teve impacto menor, com redução de 797 mil galos, galinhas e frangos, num universo total de 137 milhões de animais.

Todos as demais espécies --com exceção dos coelhos-- também tiveram redução de animais em 2012, a exemplo de cavalos, jumentos, porcos, búfalos e codornas.

Objetivo de ações feitas na região é a convivência com o semiárido

Especialistas e líderes de entidades ouvidos pelo UOL foram unânimes em afirmar que a estiagem foi a responsável direta pela redução do rebanho ?que, ao longo dos anos, vinha apresentando aumento na região.

Segundo o coordenador da ASA (Articulação do Semiárido), Naidson Batista, o resultado negativo veio não só pela seca em si, mas pela falta de planejamento de políticas públicas de convivência com o clima do semiárido.

"Sem dúvida a queda veio em decorrência da estiagem, mas também é decorrente da falta de dimensão da política. Reconhecemos que foram feitas ações, mas estamos ainda num processo de transição da política de "combate à seca" para a perspectiva da convivência com o semiárido. Estamos ainda longe do ideal", disse.

Para o coordenador, o processo de construção de cisternas especiais (reservatórios subterrâneos de água) para consumo animal e uso para irrigação --as chamadas cisternas calçadão-- ainda é tímido, o que resulta na morte dos animais e perda de produções.

"Se tivéssemos um processo mais amplo de convivência, teríamos como garantir água não só para o ser humano, mas para os bichos, o que diminuiria radicalmente a mortandade", afirmou.

Para o presidente da Federação de Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco, Doriel Barros, a morte de animais atingiu especialmente os pequenos criadores, que viram o rebanho dizimado pela falta de alimento.

"Foi muito grande o impacto na agricultura familiar. Com o crédito liberado nos últimos anos, muitos agricultores começaram a aumentar o seu rebanho, e como a seca foi muito grande, houve essa perda. Muita gente perdeu tudo", disse.

Além da seca, outro problema foi a praga que atingiu a palma forrageira --espécie de cacto resistente à seca e que serve de alimento para animais durante as estiagens.

"Isso acelerou a morte de animais, pois a palma era a principal alimento no semiárido. O prejuízo foi de muitos milhões, não dá para ter o valor exato. A bacia leiteira caiu mais de 70%, com isso você teve prejuízo às pequena fábricas que produzem queijo, iogurte. Foi um prejuízo muito grande", afirmou.

Seca em 2013 é a maior dos últimos 50 anos, diz meteorologista

A pesquisa do IBGE traz uma mapa de comparação de dados de chuvas, mostrando que grande parte do Nordeste teve menos de 600 mm de precipitações. Cada milímetro corresponde a um litro de água para um metro quadrado. "A área atingida pela seca em 2012 é visivelmente maior do que a de 2011", conclui a pesquisa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES