Secretaria do Desenvolvimento acompanha produção recorde de caju no Piauí

O Piauí é o segundo maior produtor de caju do Brasil, ocupando uma área de 179 mil hectares

Secretaria do Desenvolvimento acompanha produção recorde de caju no Piauí | CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piau? ? o segundo maior produtor de caju do Brasil, ocupando uma ?rea de 179 mil hectares, que representa um crescimento de 35% em rela??o ao ano passado. No Estado existem 20 agroind?strias de beneficiamento da castanha de caju e a produ??o ? de 65 mil nesta safra. O P?lo de Picos ? uma refer?ncia para o Piau? em caju e castanha. O setor gera cerca de 30 mil empregos permanentes e 60 tempor?rios. Os produtores de caju se voltam mais para a produ??o e comercializa??o da castanha.

O secret?rio ?lcio Portela garantiu que a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) est? atenta ao desenvolvimento da safra e j? destacou um t?cnico para acompanhar todo o processo. ?A safra ainda n?o come?ou totalmente, porque o pico da produ??o s? acontece nos meses de setembro e outubro e estamos alerta para o desenvolvimento de todo o processo atrav?s dos t?cnicos da Ag?ncia de Defesa Agropecu?ria do Piau? (Adapi) e do Instituto de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural (Emater)?, ressaltou.

Uma das provid?ncias ? a aquisi??o de atomizadores e produto qu?mico utilizado na pulveriza??o dos cajueiros, ainda no est?gio da florada, quando a planta ? atacada pela mosca branca que pode provocar preju?zos ? planta??o. Segundo o secret?rio ?lcio Portela, a a??o da SDR tem sido a de prevenir qualquer tipo de preju?zo, mas a safra de caju n?o foi afetada pela praga. A preocupa??o maior ? garantir a florada para produ??o do mel.

A produ??o de caju pelo Piau? foi assunto de destaque no Globo Rural, edi??o do ?ltimo dia 26, ressaltando que ?a planta??o de caju no Piau? ocupa uma ?rea de cerca de 179 mil hectares. Um crescimento de 37% em rela??o ao ano passado. Tudo indica que a gente vai ter excelente resultado este ano na cajucultura. Esperamos bons pre?os e, com certeza, a gente ter? um grande retorno este ano no nosso Semi-?rido?, avaliou Jeov? Ferreira, ouvido pelo rep?rter do Globo Rural.

Segundo o IBGE, a produ??o de castanha no Piau? deve chegar a 65 mil toneladas. Parte da produ??o ser? beneficiada em minif?bricas, montadas pelos pequenos agricultores em pleno semi-?rido. S?o nove minif?bricas comandadas pela Cooperativa dos Cajucultores. Juntas, elas v?o beneficiar cerca de 200 mil quilos de castanha, destaca a mat?ria do Globo Rural.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES