Sefaz atinge 2 milhões de Notas Fiscais Eletrônicas emitidas

Os benefícios são tanto para o contribuinte que desburocratiza sua rotina quanto para o Fisco

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A Secretaria de Fazenda do Piauí atingiu este mês dois milhões de Notas Fiscais Eletrônicas emitidas. O número demonstra a expansão da NF-e que foi implantada em abril de 2008 e já representa mais de 50% das notas fiscais emitidas no Piauí. Atualmente a SEFAZ-PI possui registros de 164 contribuintes emitindo NF-e no Estado, e um total de 2.064.729 notas fiscais emitidas.

O valor total atingido é de R$ 6.991.396.848,42. Desde abril de 2008 mais de 317.064.882 foram emitidas em todo o Brasil. De acordo com o secretário de Fazenda, Antônio Neto, a meta de dois milhões de NF-e é uma resposta ao trabalho da SEFAZ. “A Secretaria de Fazenda investiu muito para a implantação da Nota Fiscal Eletrônica e está equipada para acompanhar essa modernização.

Os benefícios são tanto para o contribuinte que desburocratiza sua rotina quanto para o Fisco, que também agiliza o processo nos postos fiscais”. A Nota Fiscal Eletrônica é um documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços ocorrida entre as partes, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e recepção, pelo Fisco, antes da ocorrência do fato gerador.

Segundo Flávio Chaib, diretor da Unidade de Trânsito – UNITRAN, a mudança do processo manual para o eletrônico trouxe benefícios para os contribuintes. “A Nota Fiscal eletrônica proporcionou agilidade, qualidade na informação, diminuição dos custos e segurança para o contribuinte. A expectativa é que até 2010 todos os setores implantem a NF-e”, declarou. A emissão da Nota Fiscal Eletrônica traz vantagens também para o Fisco.

“Através da NF-e o Fisco obtém informações imediatas da circulação de mercadorias, também é possível dar mais agilidade aos trabalhos nos postos fiscais e transparência às operações. Temos controle de tudo o que está acontecendo antes mesmo da mercadoria circular”, explicou o superintende da Receita Estadual, Emílio Júnior.

A implantação da Nota Fiscal Eletrônica já atinge setores como o de alimentos, bebidas, combustíveis e cigarros. Até o dia primeiro de setembro novos segmentos estarão obrigados a emitir a NF-e. Entre os principais, estão os fabricantes de cosméticos, perfumaria, higiene pessoal, produtos de limpeza, sabões e detergentes; fabricantes de equipamentos eletrônicos e de informática; estabelecimentos que realizam a moagem do trigo, fabricantes de derivados do trigo; fabricantes de produtos trifilados de metal; atacadistas que tenham a predominância de produtos alimentícios; concessionárias de veículos novos, entre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES