Seis em cada dez dívidas no cartão de crédito são de compras em supermercados

Roupas, calçados e eletrodomésticos respondem pelo segundo principal motivo do endividamento na modalidade

Seis em cada dez dívidas no cartão de crédito são de compras em supermercados | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pesquisa "Perfil e comportamento do endividamento brasileiro 2023", divulgada pelo Serasa, revela que a maioria das dívidas de cartão de crédito entre os brasileiros (59%) tem origem em compras realizadas em supermercados. Em seguida, as compras de produtos como roupas, calçados e eletrodomésticos representam o segundo maior responsável pelo endividamento, totalizando 46%, seguido por gastos com remédios e tratamentos médicos, com 37%.

O impacto das dívidas de cartão de crédito atinge 55% dos brasileiros endividados em 2023, um aumento de 2 pontos percentuais em relação a 2021 e 2022. No entanto, esse índice era mais elevado nos anos anteriores à pandemia, atingindo 76% em 2018 e 71% em 2019. A Serasa destaca que a volta à rotina fora de casa acelerou os gastos com cartão de crédito.

Apesar das dificuldades econômicas, a pesquisa também destaca que o brasileiro mantém a esperança de honrar suas dívidas. O Índice de Esperança dos Endividados cresceu 4 pontos percentuais em comparação com o ano anterior. O estudo, realizado em parceria com o Instituto Opinion Box, entrevistou 11.541 pessoas maiores de 18 anos em todas as regiões do país, com uma divisão de 52% homens e 48% mulheres, durante o mês de outubro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES