Selic: Brasil dispara na liderança mundial de juros altos

Descontada a inflação, os juros no Brasil são de 5,5% - contra 1,9% da Austrália

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A elevação da taxa básica de juros - a Selic - para 11,25% ao ano fez o Brasil disparar no ranking mundial dos juros reais (medida que desconta a inflação). Segundo levantamento da Cruzeiro do Sul Corretora, a taxa subiu para 5,5%, ante 1,9% da Austrália, a segunda colocada. A tabela também mostra que a maior parte dos países tem hoje juros reais negativos.

Isso significa que o investidor que aplica em títulos públicos desses lugares perde da inflação. Nos Estados Unidos, por exemplo, o rendimento em um ano está negativo em 1,2%. Na Inglaterra, a perda chega a 3,1% e, na Venezuela, alcança 7,4%.

O analista responsável pelo levantamento, Jason Vieira, diz que a situação brasileira e de outros emergentes "é bem diferente do que está acontecendo nos países desenvolvidos".

O aquecimento da economia em países como o Brasil e a China, pontua o especialista, obriga as autoridades a promover aperto monetário.

- A China, que está com o juro real bem baixo (0,7% ao ano), precisará elevá-lo.

Nas nações desenvolvidas, atingidas mais duramente pela crise eclodida em 2008, a necessidade é oposta: usar as armas possíveis para tirar a atividade do marasmo, o que inclui juro menor.

Vieira também lembra que a distância do Brasil para o segundo colocado vem aumentando desde que a Turquia começou a reduzir sua taxa básica. Ele destaca que, até alguns meses atrás, Brasil e Turquia se revezavam na primeira colocação do ranking. Como a alta de ontem provavelmente foi a primeira de um ciclo, a distância entre o Brasil e o resto do mundo deve aumentar ainda mais ao longo de 2011.

Na média, os analistas do mercado financeiro acreditam que a Selic encerrará o ano em 12,25% ao ano. Ao mesmo tempo, a inflação tende a cair, justamente por causa do ciclo de aperto monetário. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES