Selic será anunciada na quarta-feira pelo Banco Central

Copom começa nesta terça a decidir nova taxa de juros

Avalie a matéria:
Banco Central | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia nesta terça-feira (9) a terceira reunião do ano para decidir a nova Selic, a taxa básica de juros da economia. A decisão será anunciada nesta quarta, ao final do segundo dia de reunião.

Segundo analistas de mercado consultados em pesquisa do Banco Central, o chamado Relatório Focus, a expectativa é que o Copom decida pelo quarto corte consecutivo da Selic, atualmente de 10,25% ao ano. A aposta majoritária é de que o comitê reduza a taxa em 0,75 ponto.

Na reunião de abril, o BC reduziu a Selic em um ponto, ritmo menor do que havia adotado no encontro de março.

O que é

O Copom foi criado há mais de dez anos, em 20 de junho de 1996. A idéia foi inspirada na experiência do banco central dos EUA, o Federal Reserve (Fed). Antes, o BC aumentava ou reduzia a taxa de juros sem comunicar diretamente o mercado.

Com a mudança, segundo o BC, o processo se tornou mais transparente, o que melhorou a comunicação com o mercado financeiro. Atualmente, vários países seguem esse modelo.

As reuniões do Copom dividem-se em dois dias. A primeira sessão numa terça-feira; a segunda, no dia seguinte. Mensais desde 2000, as reuniões diminuíram para oito desde 2006.

Objetivo

O objetivo das mudanças nos juros é manter a inflação sob controle, ou seja, cumprir a meta de inflação para o ano.

A decisão do BC sobre os juros é soberana e não precisa de aprovação do presidente da República nem do ministro da Fazenda. Já a meta de inflação é fixada pelo governo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES