Selo A do Inmetro ajuda consumidores a escolher os carros mais econômicos como o Renault Clio

Na hora da compra, é comum o consumidor selecionar aparelhos eletrônicos que possuem o selo “A” de eficiência energética do Inmetro.

Avalie a matéria:
Clio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após uma grave crise no setor energético no ano de 2001, os brasileiros passaram a observar com mais cautela o consumo de energia de eletrodomésticos. Na hora da compra, é comum o consumidor selecionar aparelhos eletrônicos que possuem o selo "A" de eficiência energética do Inmetro.

Apesar da preocupação com a economia de energia em itens domésticos, algumas pessoas desconhecem que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro também realiza avaliação semelhante nos veículos que circulam pelo país. O estudo é bastante importante, uma vez que, o alto preço dos combustíveis é uma queixa comum por parte dos motoristas.

Na sua mais recente análise acerca do consumo de combustível em automóveis, a entidade atestou que o Renault Clio é o carro mais econômico do país. O Instituto chegou a essa conclusão após testar 583 veículos de 36 montadoras, de diversas categorias e versões. Os veículos avaliados receberam notas que variam de A (mais econômico) a E (menos econômico).

O aposentado Antônio Alves conta que desconhecia a existência do selo do eficiência energética para carros. "Não sabia que os carros eram avaliados nesse quesito, porém no momento da compra a vendedora me explicou sobre o selo e vi que estava fazendo uma boa escolha. Como preço do combustível é alto, os compradores buscam veículos mais econômicos", relata o consumidor.

O modelo considerado mais econômico pelo Inmetro é o Renault Clio com tecnologia flex, que é capaz de rodar 9,5 km/l no ciclo urbano e 10,7 km/l na estrada, quando abastecido com etanol.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES