Sem licença, leilão de geração de energia está mantido

O presidente da Eletrobras, José Antônio Muniz Lopes, afirmou que vai reunir as empresas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra de Meio Ambiente, Isabela Teixeira, afirmou nesta terça-feira que não vê risco de que o leilão de hidrelétricas A-5, previsto para 17 de dezembro, não ocorra por falta de licença prévia para os empreendimentos. O licenciamento ambiental das cinco usinas selecionadas ainda não foi totalmente liberado pelo Ibama, o que inclui a usina de Teles Pires (MT), a principal do certame.

"Não me foi sinalizada nenhuma dificuldade sobre as licenças para o próximo leilão. Pelo contrário, parte dessas licenças começaram no ano passado e algumas usinas são estaduais", disse a ministra a jornalistas. "Por enquanto não foi sinalizado nada (de negativo) para mim sobre Teles Pires. As audiências publicas foram realizadas e com bastante solidez técnica". A liberação do licenciamento tem prazo legal de até 40 dias, segundo a ministra.

O presidente da Eletrobras, José Antônio Muniz Lopes, afirmou que vai reunir as empresas do grupo em breve para definir a participação delas no leilão de dezembro. Segundo ele, já está definido que não haverá concorrência entre as subsidiárias do grupo. Além disso, as empresas da Eletrobras se juntarão a grupos privados, mas as estatais terão participação minoritária nos consórcios.

"A Eletrobras estará presente na disputa em todas as usinas", declarou o executivo. Recentemente, Eletronorte e Furnas convocaram publicamente interessados em se associarem a elas para participarem da concorrência, o que causou um mal estar dentro da companhia.

"Quem decide é a Eletrobras. Roupa suja se lava em casa. Vamos fazer uma chamada complementar. A de Furnas não tem valor", disse Muniz Lopes. "O ideal seria que a Eletrobras fizesse essa convocação. Acho que houve um mal entendido", acrescentou o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.

Folga até 2014

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, demonstrou confiança na liberação de licenças para o leilão, e afirmou que mesmo que nem todas as usinas sejam liberadas, há sobra de energia até 2014. A sobra é de 6 mil megawatts em média, segundo Tolmasquim.

O presidente da EPE destacou que essa folga atenderia a demanda mesmo que o país cresça 7% nos próximos quatro anos, em média. Os estudos para oferta de energia levaram em conta um PIB médio de 5% no período. "Temos um excedente até 2014 com as coisas que já estão para sair. É algo extremamente confortável", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES