Senado acaba com valor mínimo para ações usadas na poupança

O projeto de lei acaba com a exigência de valor mínimo para saque, abertura ou depósito em caderneta de poupança

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na manhã desta terça-feira, os parlamentares aprovaram, por unanimidade, um projeto de lei que acaba com a exigência de valor mínimo para saque, abertura ou depósito em caderneta de poupança. A proposta é terminativa na CAE, o que significa que ela vai direto para análise das comissões da Câmara.

Para o senador José Agripino (DEM-RN), relator da matéria na comissão, a exigência de um valor mínimo para saque, depósito e mesmo de abertura de conta poupança em bancos inviabiliza o principal objetivo desta forma de investimento, que é atrair as pessoas das classes mais baixas da população.

"A caderneta de poupança é o produto financeiro mais simples e acessível ao pequeno investidor, notadamente aquele pertencente aos estratos mais baixos de renda. Entretanto, a exigência de um valor mínimo para abertura dessas contas por parte das instituições financeiras exclui aqueles para quem essa seria a única via de poupar", defendeu o parlamentar que afirmou, ainda, que os valores exigidos para aplicação podem variar de R$ 50 a R$ 1 mil, "patamar que efetivamente exclui a maioria da população brasileira dessa alternativa de investimento".

Atualmente, o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) são os responsáveis por regulamentar a matéria. "A rigor, não há qualquer regra que limite esse tipo de cobrança, mas existe um entendimento tácito de que é lícito cada instituição estabelecer um piso para cobrir custos operacionais, cabendo ao potencial cliente aceitar ou não a exigência, mas isso é incoerente com o próprio esforço do governo de incluir as camadas mais pobres no sistema financeiro nacional", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES