Senado aprova 90 dias para Restituição

Queremos proteger o contribuinte, afirmou o senador Álvaro Dias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Receita Federal poder? ser obrigada a ser mais ?gil na devolu??o da restitui??o do Imposto de Renda para o contribuinte. Isso porque a Comiss?o de Assuntos Econ?micos do Senado Federal aprovou um projeto de lei que fixa um prazo de 90 dias para que essa devolu??o aconte?a. Agora, o texto ir? seguir para o plen?rio da Casa.

"Queremos proteger o contribuinte", afirmou o senador ?lvaro Dias (PSDB-PR), autor do projeto de lei.

Por ter sido aprovado em car?ter terminativo 18 votos a favor, dois contra e uma absten??o, o projeto seria encaminhado para a C?mara dos Deputados. No entanto, um recurso do l?der do governo no Senado, Romero Juc? (PMDB-RR), ir? entrar com recurso para que o texto passe pelo plen?rio do Senado.

Pelo projeto, a Receita ter? um prazo de 90 dias, a partir do ?ltimo dia da entrega do IR, para disponibilizar para o contribuinte o valor da restitui??o. Ou seja, caso aprovado, a Receita teria que pagar todas as restitui?es no final de julho.

Hoje, a restitui??o ? paga em sete lotes, de junho a dezembro. O valor ? corrigido pela taxa b?sica de juros, a Selic.

Para o autor do projeto, a demora na devolu??o da restitui??o caracteriza "pr?tica escancarada de empr?stimo compuls?rio n?o autorizada nos termos constitucionais."

Al?m do prazo de 90 dias, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) acrescentou emenda em que obriga a Receita a pagar multa e juros caso o prazo n?o seja cumprido.

A senadora Ideli Salvatti (SC), l?der do PT no Senado, afirmou que a Receita enfrenta "problemas operacionais" que inviabilizam o prazo de 90 dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES