Senado aprova reajuste de 7,7% aos aposentados com mais de um salário

Projeto prevê fim do fator previdenciário; mudanças ainda dependem de Lula

Avalie a matéria:
Aposentados | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os senadores aprovaram na noite desta quarta-feira (19) o reajuste de 7,72% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo. A decisão é mais uma derrota para o governo e para o relator do projeto, deputado Cândido Vaccarezza (PT). O presidente em exercício do Senado, Marconi Perilo (PSDB-GO), informou que a matéria será enviada para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda nesta quarta.

O relator da MP (medida provisória) 475/09 no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou relatório para que o projeto fosse votado assim como veio da Câmara. Jucá disse que tinha elaborado um parecer para retirar a exclusão do fator previdenciário, mas desistiu de suprimir a emenda para que o projeto não tivesse que retornar à Câmara. O senador adiantou, porém, que a emenda, que exclui o fator previdenciário, deve ser vetada pelo presidente Lula.

A votação da medida enfrentou dificuldades desde que foi apresentada. Houve racha inclusive dentro da base do governo, que apresentou uma proposta de aumento de 6,14%, contra reajuste de 7% defendido por Vaccarezza. Agora, o projeto segue para avaliação do presidente Lula, que pode aprovar ou vetar a medida.

Mais cedo, a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, sinalizou que o governo poderia vetar o aumento dos aposentados, caso o Senado aprovasse um reajuste maior do que 7%.

- Tenho clareza de que o presidente Lula é um homem responsável e dará aos aposentados o que for compatível com a receita do país. Diferentemente disso, não seria correto da parte do presidente e ele não o faria. Dilma ressaltou, porém, que Lula nunca deixou os trabalhadores "na mão" e que ele tem muita sensibilidade.

- Ele fará o possível para ter uma posição justa: de um lado, contemplando os aposentados e, do outro, como é responsável, olhando as receitas do país. O reajuste votado se refere apenas aos aposentados e pensionistas que recebem mais que o piso. Para os que recebem o menor valor, o reajuste acompanha o aumento do salário mínimo, de 9,68% neste ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES