Senado deve retomar pauta da jornada de trabalho reduzida

O senador Weverton (PDT-MA), autor da proposta, destaca sua importância para fortalecer a relação entre empregado e empregador, garantindo segurança jurídica.

Senado vai discutir possibilidade de reduzir carga horária | Divulgação Mundomoto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A busca por uma jornada de trabalho mais equilibrada ganha destaque entre os trabalhadores brasileiros, que anseiam por mais tempo para descanso, lazer e busca por conhecimento. A discussão sobre a possibilidade de redução da carga horária sem a diminuição dos salários deve retornar ao Senado em 2024, em sintonia com uma tendência mundial.

Vários países já implementaram legislações ou projetos-piloto incentivando empresas a adotarem modelos de jornadas reduzidas, visando promover o bem-estar, a produtividade e a qualidade de vida de seus colaboradores. Embora o Congresso Nacional brasileiro tenha debatido propostas desde 1995, somente em 2023 o tema começou a ser considerado passível de aprovação legislativa.

Em dezembro do ano passado, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou um projeto que inclui a possibilidade de redução da jornada de trabalho na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sem diminuição salarial, mediante acordo ou convenção coletiva (PL 1.105/2023). Atualmente, a CLT prevê o regime de tempo parcial de 30 horas semanais, enquanto a Constituição estabelece um limite máximo de 44 horas semanais. O projeto permite a negociação da redução da jornada para até 30 horas, desde que acordado entre empregador, sindicato e empregado.

O senador Weverton (PDT-MA), autor da proposta, destaca sua importância para fortalecer a relação entre empregado e empregador, garantindo segurança jurídica. O texto segue para a Câmara dos Deputados, a menos que no mínimo nove senadores apresentem recurso para análise no Plenário do Senado.

"Esse é um importante projeto que vai fortalecer a relação empregado e empregador. Precisamos ter uma correlação justa nesta relação para estarmos de portas abertas a investidores e lhes garantir segurança jurídica. É um projeto de suma importância para o país", afirmou Weverton quando a matéria foi aprovada na CAS.

Além desse projeto, o senador Paulo Paim apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 148/2015) que estabelece a duração de trabalho normal não superior a 8 horas diárias e 36 horas semanais, com uma redução gradativa anual até o limite de 36 horas. Paim acredita que é possível avançar nas discussões, enfatizando a importância do entendimento entre Congresso, Executivo, empregados e empregadores.

"Hoje, a jornada de trabalho no Brasil é 44 horas semanais, oito horas diárias. A jornada de trabalho para 40 horas semanais é possível. Para, em seguida, gradativamente decrescermos até o limite de 36 horas semanais, com turnos de seis horas para todos. Importante destacar: sem prejuízo nenhum para sequer o empregador e muito menos para o empregado", declarou o senador.

A experiência de países como o Reino Unido, que implementou a semana de quatro dias em algumas empresas, mostrou sucesso ao manter a produtividade e reduzir a rotatividade de funcionários. Outros países, como Espanha, França, Portugal e Japão, também debatem o tema. Na América Latina, o Chile já aprovou a redução da semana de trabalho, enquanto no Brasil, iniciativas como a The 4-Day Week Global e a Reconnect Happiness at Work exploram modelos de trabalho semanal de quatro dias.

As discussões no Senado buscam conciliar o crescimento econômico com a preservação da saúde mental e física dos trabalhadores, tema respaldado por um relatório conjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), publicado em 2021, que alerta para os riscos à saúde associados a longas jornadas de trabalho e aponta que  as longas jornadas de trabalho levaram a 745 mil mortes por acidente vascular cerebral e doença isquêmica do coração em 2016. Isso representa um acréscimo de 29% desses casos desde 2000, segundo as instituições.  (Com informações da Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES