Oferta de crédito ao consumidor dimuniu

Crescimento no endividamento das famílias ajudará na queda prevista para 2010

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A oferta de crédito ao consumidor tende a diminuir entre o primeiro e o segundo trimestre de 2010, segundo indicador de perspectiva divulgado nesta segunda-feira (4) pela Serasa Experian.

Os analistas apontam o crescimento do endividamento das famílias ao longo do segundo semestre de 2009 como o responsável pela queda. Para balancear a desaceleração que deve ocorrer nos próximos meses, as operações de crédito imobiliário com recursos da poupança e FGTS deverão ter destaque neste ano.

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor recuou 1% em novembro de 2009, tendo atingido o valor de 103,9. O resultado ainda está acima do nível 100, o que ainda é considerado estável. Na modalidade direcionada às empresas, o indicador apontou também estabilidade para 2010, tendo registrado o nível de 99,3 pontos em novembro do ano passado – mesmo resultado do mês anterior.

O resultado é decorrente do processo de normalização do ritmo de concessões reais de crédito às empresas – que são os empréstimos mensais sem a inflação calculada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O objetivo dos indicadores da Serasa é antecipar em seis meses como estará a atividade econômica, as concessões de crédito ao consumidor e às empresas, a inadimplência, a crise, recuperação e reversão da economia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES