Serasa prevê desaceleração do crédito às empresas

Indicador de perspectiva do crédito teve menor alta desde março de 2009

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A possibilidade de um novo aperto monetário a partir do primeiro trimestre de 2011, combinada com uma política fiscal mais austera no primeiro ano de mandato do novo governo, deverá promover desaceleração do ritmo de crescimento econômico e causar avanços de menor intensidade na demanda de crédito por capital de giro pelas empresas, dizem os economistas da Serasa Experian.

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas reflete o cenário. O índice avançou 0,1% em novembro de 2010, atingindo o valor de 104,9, e teve a menor alta mensal em 21 meses, ou seja, desde março de 2009.

Consumidor

Para o consumidor, as concessões de crédito com recursos livres deverão continuar se expandindo, porém num ritmo mais suave do que o observado neste segundo semestre de 2010, avalia a Serasa. Isso porque o Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor caiu 1,3% em novembro de 2010, a oitava queda mensal consecutiva, atingindo o valor de 99,3.

A elevação dos compulsórios e a adoção de medidas macro prudenciais de restrição ao crédito por parte do Banco Central, determinadas no início de dezembro, combinadas com o aumento do endividamento do consumidor, deverão proporcionar uma evolução positiva, porém menos acelerada, do crédito ao consumidor, especialmente ao longo do próximo ano, diz a Serasa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES