Serviços e comércio foram os setores que mais demitiram, diz IBGE

É preciso, porém, aguardar outros resultados da pesquisa de emprego para confirmar tal tendência.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em junho, dois setores diretamente ligados ao consumo demitiram mais do que contrataram trabalhadores: comércio e outros serviços (turismo, hotéis, restaurantes, transportes e outros).

No comércio, a queda foi de 1,7% --ou menos 173 mil trabalhadores ocupados em relação a maio. Já em outros serviços, houve retração de 1,2% (-46 mil pessoas).

Para Cimar Azeredo Pereira, gerente do IBGE, esses ramos respondem rapidamente ao consumo e a retração pode ter sido "um primeiro sinal de que a queda do emprego pode estar relacionada" às medidas do governo para segurar a economia (juros mais altos e mecanismos de restrição do crédito).

É preciso, porém, aguardar outros resultados da pesquisa de emprego para confirmar tal tendência.

De maio para junho, a indústria (com destaque para São Paulo) sustentou o emprego, com alta de 0,8%, o que corresponde a um acréscimo de 79 mil vagas. Esse aumento, diz, é "esperado" nessa época do ano quando alguns setores contratam já para se preparar para a expansão da produção ao final do ano.

"Se esse crescimento não ocorresse agora, aí, sim, seria preocupante", afirmou Pereira.

RENDIMENTO

Outro fator vinculado ao consumo, o rendimento cresceu em junho na comparação com maio (0,5%) e 4% ante junho de 2010 na esteira da maior formalização do mercado de trabalho, segundo Pereira.

É que mais pessoas, diz, foram contratas com carteira assinada e com salários mais altos. Na comparação com junho de 2010, o emprego formal cresceu 6,2% --ou 634 mil pessoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES