Setor aéreo brasileiro registra mais de 6,5 milhões de passageiros

Cidades mais procuradas foram Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL) e Florianópolis (SC).

Voos em alta | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A movimentação de passageiros no setor aéreo no Brasil apresentou um aumento de 18,2% em fevereiro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Relatório de Oferta e Demanda divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Mais de 6,5 milhões de pessoas viajaram de avião pelo país durante o período, com destaque para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, que registrou a maior movimentação de passageiros, totalizando 2,35 milhões, de acordo com a administradora do terminal.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, atribuiu esse crescimento ao retorno das festividades de Carnaval, que atraiu milhões de pessoas para as ruas do país. Ela destacou que os brasileiros estão confiantes na retomada dos grandes eventos, como o Carnaval, que são importantes impulsionadores do fluxo turístico. A ministra ressaltou que o governo tem trabalhado no desenvolvimento de políticas e ações que promovam e estimulem ainda mais o turismo nacional, permitindo que mais brasileiros voem pelo país.

Número de passageiros em alta nos aeroportos (Arquivo MTur)No acumulado do primeiro bimestre do ano, quase 15 milhões de passageiros utilizaram o transporte aéreo no Brasil, um aumento de 14,1% em relação aos meses de janeiro e fevereiro de 2022. No entanto, esse número ainda é menor do que o registrado no período pré-pandemia, quando mais de 16,9 milhões de pessoas viajaram de avião.

O impacto do Carnaval na circulação de pessoas pelo setor aéreo também foi evidente, com estimativas do Ministério do Turismo apontando que foram programados pelo menos 1.200 voos extras durante o período do Carnaval. Entre as cidades que registraram maior movimento nos dias de folia estiveram as tradicionais Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL) e Florianópolis (SC).

Além disso, o Ministério do Turismo e o Ministério da Justiça e Segurança Pública têm disponibilizado aos passageiros que viajam de avião três edições da publicação "Consumidor Turista", que traz informações claras e objetivas sobre os direitos e deveres dos consumidores na preparação de viagens e contratação de serviços.

Dentre as informações destacadas estão a realização do check-in, presencial ou via internet, e a apresentação do cartão de embarque, online ou impresso, para entrada no voo, assim como a importância de se atentar à pontualidade, uma vez que o embarque pode ser encerrado mesmo que a aeronave ainda esteja estacionada, resultando na perda do voo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES