Shell encontra petróleo no pré-sal da Bacia de Santos

Rumo aos poços. Shell se junta à Exxon, Devon e Anadarko no grupo de empresas privadas que acharam petróleo no pré-sal

Avalie a matéria:
Petróleo | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A petroleira anglo-holandesa Shell comunicou ontem à Agência Nacional do Petróleo (ANP) a descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos. É a primeira descoberta da companhia na maior província petrolífera brasileira, em concessão que fica entre as descobertas de Parati e Tupi, da Petrobrás, que tem entre 5 e 8 bilhões de barris em reservas estimadas.

Em comunicado oficial, a Shell disse que precisa analisar os resultados do poço antes de divulgar mais detalhes. A descoberta foi feita na concessão BM-S-54, arrematada pela empresa na 7.ª Rodada de Licitações da ANP, em 2005. Parte da concessão é composta por áreas devolvidas pela Petrobrás dos blocos BM-S-10, de Parati, e BM-S-11, de Tupi.

A área fica em frente ao município do Rio e, segundo dados enviados à ANP, o poço deve atingir uma profundidade final de 5,8 mil metros. "O próximo passo consistirá na realização de uma análise completa dos dados obtidos no poço", disse a empresa, no comunicado. A perfuração está a cargo da sonda Stena Drill Max e foi iniciada em agosto.

A Shell consta na ANP como detentora de 100% da concessão, mas a companhia informou que negociou a venda de 20% do projeto para a francesa Total, transação que depende ainda de aprovação da ANP. A Shell iniciou recentemente um processo de venda de participações no Brasil, com o objetivo de reestruturar seu portfólio e levantar recursos para projetos prioritários.

O pacote de venda inclui os blocos exploratórios BM-S-8 e BM-S-45, na Bacia de Santos, e BM-ES-23, na Bacia do Espírito Santo; além de sua fatia de 40% nas descobertas de Oliva e Atlanta, também em Santos. O anúncio de venda levantou rumores no mercado sobre uma possível saída do Brasil, mas a companhia respondeu que estava apenas focando as atenções em projetos considerados mais atrativos.

A Shell é hoje a segunda maior produtora de petróleo do País, atrás apenas da Petrobrás, por meio de participações nos projetos Bijupirá-Salema e Parque das Conchas, ambos na Bacia de Santos. Os dois complexos petrolíferos - dos quais a Petrobrás também participa - produziram uma média de 90,7 mil barris por dia em agosto. A companhia tem ainda grande presença na distribuição de combustíveis e, após um acordo com a Cosan, na produção de etanol, segmentos que receberão US$ 1,5 bilhão em investimentos nos próximos anos.

Com a descoberta de ontem, a Shell junta-se às americanas Exxon, Devon e Anadarko no grupo das empresas privadas que encontraram óleo no pré-sal - embora nenhum dos projetos tenha comercialidade declarada até agora. Também ontem, a Anadarko comunicou à ANP ter encontrado mais petróleo na Bacia de Campos, em um poço cujo objetivo final é o pré-sal.

Os indícios de petróleo foram encontrados no bloco BM-C-29, em águas rasas da Bacia de Campos, mas acima da camada de sal. O poço ainda está sendo perfurado e deve atingir a profundidade máxima de 5,4 mil metros, já além da camada de sal. Os trabalhos na área foram iniciados em 6 de setembro e devem levar 120 dias. A Anadarko opera descoberta chamada Wahoo, a primeira do pré-sal por uma empresa privada, com reservas estimadas em 300 milhões de barris.

MAIS PETRÓLEO

Onde

A descoberta foi feita na concessão BM-S-54 arrematada pela Shell na 7ª Rodada de Licitação da Agência Nacional de Petróleo (ANP)

Participação

A Shell aparece na ANP como detentora de 100% da concessão. Porém, a companhia informou que negociou a venda de 20% do projeto para a francesa Total. A transação depende da aprovação da ANP.

Capacidade

A Shell junta-se à Exxon, Devos e Andarko no grupo de empresas privadas que encontraram óleo no pré-sal. Nenhum dos projetos, no entanto, tem comercialidade declarada até agora. A área fica em frente ao município do Rio e o poço deve atingir uma profundidade final de 5,8 mil metros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES