Shoppings de todo o país intensificam liquidações de inverno neste final de semana

A intenção é aproveitar a quinta melhor data para o comércio para reduzir os estoques

Avalie a matéria:
Shoppings dão descontos | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Shoppings de todo país intensificam as promoções dos artigos de inverno a partir destes sábado (1º) e domingo (2), a uma semana do Dia dos Pais.

A intenção, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), é aproveitar a quinta melhor data para o comércio para reduzir os estoques, já que as lojas começam a receber a partir deste mês artigos da coleção primavera-verão (o inverno termina em 22 de setembro).

A liquidação da campanha de inverno já acontece desde o começo do mês na maioria dos shoppings, mas, na avaliação do diretor da Alshop, Luís Augusto Ildefonso, os lojistas vão aproveitar a proximidade com o Dia dos Pais (9 de agosto) para ampliar os descontos.

"As promoções vão aumentar agora porque a mercadoria de inverno é de maior risco, a estação é curta, e os lojistas têm compromissos a pagar. Em todo lugar, vai ter grandes promoções e os comerciantes se aproveitam da quinta melhor data do comércio, que é o Dia dos Pais, para adesivar as lojas e provocar o consumidor a comprar."

Um dos maiores grupos do ramo de shoppings no país, a Multiplan, realiza desde a última quinta-feira até este domingo (2) a "Liquidação Lápis Vermelho", com descontos de até 70%, em seis capitais.

Os shoppings do grupo que participam da campanha são Morumbi e Anália Franco, em São Paulo (SP); Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto (SP); Barra e New York City Center, no Rio de Janeiro (RJ); BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi, em Belo Horizonte (MG); Park Shopping, em Brasília (DF); Park Shopping Barigui, em Curitiba (PR); e Barra Shopping Sul, em Porto Alegre (RS).

Outros shoppings da capital paulista, como Pátio Paulista, Interlagos e Central Plaza, embora não tenham campanha unificada de liquidações, têm diversas lojas que oferecem descontos nos itens de inverno.

A gerente de marketing do Central Plaza, Kelli Calijuri de Carvalho, diz que, desde que as lojas começaram a reduzir os preços, o movimento aumentou.

"Esta semana já estou com movimento 10% maior, talvez não só pelas liquidações, mas também pelo prolongamento das férias escolares por causa dessa gripe. Mas, com certeza, o movimento vai ser maior a partir deste fim de semana."

Lojistas

Gerente da loja Viv L"eroá no Central Plaza (SP), Viviane Melo diz que a loja aproveitou para baixar os preços agora para aproveitar o movimento do Dia dos Pais.

"Começam as promoções para aproveitar o Dia dos Pais, quando o shopping fica mais movimentado. Se deixar para o final do mês, depois do Dia dos Pais, tem que baixar muito os preços para conseguir vender ou corre-se o risco de ficar com muito estoque."

Subgerente da Tent Beach no mesmo shopping, Lidiane de Souza disse que a loja também terá mais promoções em razão da data. "Normalmente, [perto do] Dia dos Pais temos mais mercadorias promocionais para favorecer a vontade de comprar."

May Jaumont, dona da Datelli Calçados, no Shopping Paulista, conta que desde o começo de julho tem produtos na loja com até 70% de desconto. Uma bolsa de couro que custava R$ 699 há um mês, está à venda hoje por R$ 199, segundo a lojista.

"Logo, chega toda a coleção primavera-verão e precisamos vender o que sobrou do inverno. Com certeza, já estamos sentindo um aumento nas vendas desde que reduzimos os preços, mas a intenção é que o movimento aumente agora porque o brasileiro é muito de deixar tudo para última hora."

Consumidores

A psicopedagoga Rosania Gullo aproveitou a sexta-feira (31) para procurar um presente para o Dia dos Pais e afirmou ter se impressionado com tantas promoções da coleção de inverno, já que o clima ainda está frio.

"Achei que tem bastante coisa em promoção. Fiquei muito espantada porque ainda tá no meio do inverno. Com certeza vou comprar algo para o dia dos pais e se possível dentro das promoções."

A também pedagoga Celina Silva disse que espera mais queda nos preços. "Alguma coisa já começou a cair, mas devia cair mais."

Mais queda

Segundo o diretor da Alshop, Luís Augusto Ildefonso, o frio intenso nas regiões Sul e Sudeste nos últimos dias, fez com que os preços não caíssem ainda mais.

"Quando o inverno está mais ameno, as liquidações são antecipadas."

Ele afirma que, após o Dia dos Pais, os preços daquilo que sobrar da coleção de inverno vão cair ainda mais. "Quanto mais se aproxima o fim da estação, mais o comerciante tem que liquidar."

O Shopping Butantã, de São Paulo, por exemplo, vai esperar passar a data para promover uma liquidação unificada. De 19 a 23 de agosto vai fazer a campanha "Vapt Vupt", na qual as lojas darão desconto de 10% a 70%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES