Simone Tebet assegura que o salário mínimo terá aumento acima da inflação

A ministra ressaltou que não há possibilidade do presidente Lula descumprir a promessa de dar aumento real

Ministra Simone Tebet | Antônio Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou durante a apresentação dos números do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024, que o salário mínimo terá um reajuste acima da inflação no próximo ano, cumprindo assim uma promessa de campanha do presidente Lula. Segundo o PLDO, o salário mínimo em 2024 será de R$ 1.389, baseado apenas na reposição pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2023.

A ministra ressaltou que não há possibilidade do presidente Lula descumprir a promessa de dar aumento real ao salário mínimo em 2024, e que a equipe econômica trabalhou com um piso para o valor do salário mínimo. Ela também mencionou que, caso haja aprovação do novo arcabouço fiscal, com incremento de receitas e cortes de despesas, haverá espaço para um ganho real no salário mínimo.

Ministra Simone Tebet (Antônio Cruz / Agência Brasil)

Simone Tebet também abordou a questão das renúncias fiscais e a necessidade de revisão das desonerações concedidas em 2022. Ela destacou que algumas medidas eleitoreiras realizadas nos últimos anos foram feitas sem planejamento e análise do custo-benefício, e que é preciso recompor a base tributária e rever as desonerações, incluindo a desoneração dos combustíveis em 2022.

A garantia da ministra Tebet quanto ao reajuste acima da inflação para o salário mínimo em 2024 traz expectativas positivas para os trabalhadores, que aguardam ansiosamente por um aumento real que possa melhorar o poder de compra dos brasileiros. Resta aguardar a aprovação do PLDO de 2024 pelo Congresso Nacional e acompanhar de perto as movimentações em relação ao salário mínimo no próximo ano. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES