Simone Tebet espera que Banco Central sinalize corte de juros

Ministra diz que as condições são favoráveis para efetivo corte nas taxas de juros.

Simone Tebet aguarda sinalização de corte na taxa de juros | Joédson Alves/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, expressou sua expectativa de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sinalize uma mudança na política monetária durante sua reunião deste mês. Segundo Tebet, as condições estão favoráveis para um efetivo corte nas taxas de juros a partir de agosto, afirmando que a equipe econômica do governo "fez o dever de casa".

“Eu posso dizer com toda a tranquilidade que a equipe econômica do governo federal fez o dever de casa. Estamos dando todos os elementos e condições para que o BC, o Copom, possa começar a olhar com carinho e mostrar uma tendência de queda dos juros já a partir de agora”, declarou.

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 20 e 21 de junho, e é esperado que o comunicado divulgado após a reunião contenha indícios sobre a direção da política monetária. Os comunicados das reuniões anteriores do Copom foram criticados pelo governo devido a seu tom considerado rígido. Atualmente, a taxa básica de juros, a Selic, está em 13,75%, o nível mais alto desde 2016. Nas últimas seis reuniões, o Copom manteve a taxa nesse patamar, apesar das críticas do governo.

Tebet ressaltou que a diferença entre o Brasil atual e um ano atrás, quando a taxa chegou a 13,75%, é bastante significativa. Ela citou a estabilidade institucional e política, além de uma política fiscal e econômica mais diversificada, como fatores que contribuem para um ambiente mais favorável.

A ministra Simone Tebet também mencionou a aprovação do marco fiscal na Câmara dos Deputados (atualmente em tramitação no Senado), a promessa de votação da reforma tributária até o final do ano e as projeções de inflação mais baixas como medidas que possibilitaram o início da redução das taxas de juros.

Tebet participou de uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, conhecido como "Conselhão", que reúne empresários e membros da sociedade civil. Durante o encontro em São Paulo, a principal pauta discutida foi o Plano Plurianual 2024-2027, que definirá as prioridades para os próximos anos e está sendo elaborado pelo governo.

A ministra tem percorrido todos os estados do Brasil para discutir metas e objetivos para o Plano Plurianual Participativo, com participação da sociedade civil. No Piauí, a ministra esteve discutindo o PPA, no centro de Convenções de Teresina, durante o mês de maio, em evento que credenciou movimentos sociais e contou com a participação de ministros e gestores estaduais e municipais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES