Supremo tem nova previsão para o julgamento de planos econômicos

O julgamento ocorrerá sem três dos 11 ministros da Corte

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O STF (Supremo Tribunal Federal) adiou o julgamento das ações que questionam o índice de correção das cadernetas de poupança devido aos planos econômicos.

A nova previsão é que os processos sejam analisados no próximo dia 28.

O caso seria retomado na próxima quarta-feira (21), mas os ministros que relatam as ações pediram a retirada da pauta.

O julgamento foi iniciado em novembro do ano passado. O caso foi apresentado pelos ministros e advogados que representam bancos, e poupadores foram ouvidos.

Por um lado, os bancos alegam que o pagamento pedido pelos poupadores resultaria em perdas potenciais de R$ 150 bilhões.

A defesa dos poupadores, por outro lado, diz que os valores, na verdade, somam cerca R$ 18 bilhões, uma vez que esse montante é o que teria sido preparado pelos bancos para uma eventual derrota na Justiça.

MINISTROS

O julgamento ocorrerá sem três dos 11 ministros da Corte, já que Cármen Lúcia, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso já se declararam impedidos de participar.

Após a ação, será analisado um recurso de poupadores que questionam especificamente a correção de poupanças dos Planos Bresser, Verão e Collor 1, que está sob a relatoria do ministro Dias Toffoli, e um outro que trata somente dos planos Collor 1 e 2 e tem Gilmar Mendes como relator.

Segundo dados da Justiça, quase 400 mil processos sobre planos econômicos estão com a tramitação suspensa em diversos tribunais, desde 2010, aguardando uma definição do Supremo.

Os autores das ações argumentam que tiveram perdas e querem receber os valores corrigidos com base na inflação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES