Super complexo com 103 aerogeradores entre Piauí e Bahia entra em operação

O empreendimento eólico da Neoenergia entra em fase de teste; a operação plena ocorrerá até o fim do ano.

Complexo Oitis entra em operação | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Neoenergia anunciou na terça-feira (14) o início da operação em teste dos sete primeiros aerogeradores do Neoenergia Oitis, complexo eólico entre os estados do Piauí e da Bahia. A entrega dessa fase foi feita com antecipação de um mês em relação ao plano de negócios. O empreendimento será o maior da companhia nessa área no país capacidade instalada de 566,5MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 2,7 milhões de habitantes. A operação total está prevista para o segundo semestre deste ano. 

“A construção do complexo eólico está alinhada à estratégia de posicionamento da Neoenergia na liberação do mercado de energia brasileiro. Acreditamos que as energias limpas são o caminho para a descarbonização da economia”, comenta Laura Porto, diretora de Renováveis da Neoenergia. Complexo eólico conta com 103 aerogeradores (Foto: Divulgação)O complexo eólico possui 103 aerogeradores cada um com potência de 5,5MW, e será composto por 12 parques eólicos. A energia gerada nos parques eólicos do Neoenergia Oitis terá 96% alocada no Ambiente de Contratação Livre (ACL), e 4% será destinada à comercialização no mercado regulado de energia. Atualmente, a Neoenergia é a segunda maior empresa de distribuição de energia do Brasil e está comprometida com a demanda por fornecimento de energia eficiente e sustentável de forma integrada. 

A Neoenergia é pioneira na transição energética e apostou na energia eólica desde o início dos anos 2000, quando ainda era vista como uma fonte alternativa. Hoje, a execução de projetos com fontes renováveis é uma realidade com a construção de parques eólicos e solares, ampliando a geração de energia limpa. Atualmente, os ativos em operação e em construção temos 1,7 GW de capacidade instalada entre parques eólicos e solares fotovoltaicos. Somadas as usinas hidrelétricas em operação, a companhia chegará até o fim do ano a mais de 4,7 GW de potência em fontes renováveis. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES