Suspensão da venda de chips da TIM, Oi e Claro passa a valer a partir desta segunda

Caso comercializem chips ou internet, empresas estão sujeitas a multa diária de R$ 200 mil.

Avalie a matéria:
Suspensão da venda de chips da TIM, Oi e Claro passa a valer a partir desta segunda. | Reproducao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A suspensão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) da venda de chips das operadoras de telefonia celular TIM, Oi e Claro passa a valer nesta segunda-feira (23). No Rio de Janeiro, estão vetadas as vendas de chips da TIM. Em São Paulo, apenas a Claro está proibida de vender novas linhas.

São 19 os Estados onde a TIM está proibida de comercializar novas linhas e internet. São eles: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins, além do Rio de Janeiro.

As vendas da Oi estão vetadas em cinco Estados: Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul. Já a Claro está proibida de negociar chips e internet em Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Caso descumpram a medida da agência, as operadoras de telefonia celular ficam sujeitas a multa de R$ 200 mil por dia.

Na última quinta-feira (19), o presidente da Claro, Carlos Zenteno, entregou um plano de ação à Anatel considerando os investimentos da empresa para a melhoria no serviço. A agência classificou o documento como ?um esboço? do que deve ser feito pelas operadoras.

Já a TIM, a mais castigada pela agência, proibida de comercializar planos novos em 19 unidades da federação, tentou acalmar os clientes com mensagens garantindo que está investindo "para garantir a qualidade dos serviços" ainda na quinta-feira (19).

Na sexta-feira (20), foi a vez dos executivos da Oi, cujo veto às vendas se restringiu a apenas três Estados, se reunirem com representantes da agência.

Juntas, as três empresas possuem 70% do mercado brasileiro de telefonia celular. A fatia de mercado separada por operadora é de 24,59% para a Claro, 26,88% para a TIM e 18,59% para a Oi.

A Vivo, líder do mercado, não foi punida com a suspensão das vendas, mas assim como as outras terá que melhorar os serviços ao consumidor ? como chamadas interrompidas e não completadas e as reclamações pelos SACs (Serviço de Atendimento ao Consumidor).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES