TAM quer aumento do preço das passagens aéreas em 10%

O cálculo foi feito com base no percentual de perda de rentabilidade das empresas aéreas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para manter a saúde financeira nos próximos anos, as empresas aéreas precisariam reajustar suas tarifas em, no mínimo, 10%. A avaliação foi feita ontem pela vice-presidente da unidade de Negócios Domésticos da TAM, Cláudia Sender.

Segundo a executiva, o cálculo foi feito com base no percentual de perda de rentabilidade das empresas aéreas, estimada pelos analistas do setor em cerca de 10% até o terceiro trimestre. As empresas ainda não divulgaram os balanços do período.

"Para ficar no zero a zero, tem que haver uma recuperação de pelo menos 10% na tarifa. Se não acontecer, não vamos ter uma indústria saudável no Brasil", disse na Abav, feira do setor de turismo que ocorre nesta semana no Rio.

As tarifas das companhias caíram com o aumento da demanda e a concorrência entre as empresas. A chamada nova classe média, que passou incluir o turismo em sua cesta de consumo, vem sendo disputada agressivamente pelas companhias aéreas.

À parte desse movimento, explicou Sender, os custos do setor têm subido. Altas na taxa de câmbio, preço de petróleo, tarifas pagas pelas empresas para a utilização dos aeroportos e custos de mão de obra foram, segundo a executiva, os principais responsáveis pela redução das margens de lucro das empresas.

"Só o câmbio, que representa 60% dos nossos custos, subiu 25% nos últimos 12 meses", disse. "A compra, o aluguel e a manutenção das aeronaves são pagos em dólar e alta da moeda americana encarece os custos."

Devido a esse cenário ruim, a TAM anunciou recentemente que irá reduzir em 7% sua capacidade de transporte de passageiros em 2012. A empresa pretende manter o número de clientes, com menos aviões. Na prática, significa voar com aviões mais cheios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES