Taxa de desemprego no Brasil é a 2ª menor da história, aponta IBGE

m relação à taxa verificada em novembro do ano passado (5,2%), também houve queda

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desemprego brasileiro caiu para 4,9% em novembro, ante 5,3% em outubro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. Em relação à taxa verificada em novembro do ano passado (5,2%), também houve queda. A estimativa é a menor desde o início da série (em março de 2002) para o mês de novembro e a segunda menor da história, atrás apenas do resultado de dezembro de 2011 (4,7%)

Pesquisa da Reuters mostrou que, pela mediana das previsões de 29 analistas consultados, a taxa ficaria em 5,1% no mês passado. As estimativas variaram entre 4,8% e 5,5%.

Em novembro deste ano, o contingente de trabalhadores desocupados chegou a 1,2 milhão de pessoas, resultado 8% menor do que o de outubro. A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) é feita nas regiões metropolitanas do Recife, de Salvador, de Belo Horizonte, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Porto Alegre.

Assim como o IBGE, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) divulgam dados mensais sobre o desemprego no País. Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada ontem pelas duas entidades, a taxa de desocupação caiu de 10,5%, em outubro, para 10%, em novembro.

As informações apresentadas nesses levantamentos costumam ser diferentes, devido aos conceitos e à metodologia usados. Entre as diferenças está o conjunto de regiões pesquisadas. A Pesquisa de Emprego e Desemprego não engloba o número de desempregados na região metropolitana do Rio de Janeiro. Já na pesquisa do IBGE não estão incluídas duas regiões que fazem parte do conjunto da PED: Fortaleza e o Distrito Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES