Taxa de ocupação de hotéis brasileiros chega a 59% entre janeiro e outubro

Na comparação de janeiro a outubro de 2022, índice chegou a 59,2%, mesmo patamar registrado no período em 2019, antes da pandemia

Procura de hotéis no Brasil | Divlgação MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano de 2022 chega em sua reta final trazendo um saldo positivo para o turismo. A ocupação hoteleira entre os meses de janeiro e outubro deste ano chegou a 59,2%. O dado, divulgado pela pesquisa do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), demonstra a retomada do turismo, apontando a mesma ocupação hoteleira se comparado com o mesmo período de 2019, antes da pandemia Covid 19.

O estudo, que foi realizado em 447 hotéis de redes associadas responsáveis por 70.923 unidades habitacionais (UHs), também traz um comparativo com o ano de 2021. Entre os meses de janeiro e outubro de 2022, a taxa de ocupação dos resorts no país cresceu 58,6% em relação ao ano passado, alcançando o patamar de 59,2% contra 37,3% no mesmo período de 2021.

O levantamento também analisou a ocupação hoteleira de algumas cidades do país entre os meses de janeiro e outubro. Das quinze analisadas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo horizonte, Vitória, Curitiba, Campinas, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Florianópolis, Manaus e Belém) todas apresentaram alta variando entre 22,7% em Vitória (ES) e 148,5% em Campinas (SP). Destaque também para São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), que apresentam percentuais acima de 60%.

Ocupação hoteleira no Brasil (Divulgação Mtur)

Quanto à análise por região, a ocupação apresentou desempenho positivo em todas as localidades, variando entre 34,9% no Norte e 67,7% no Sudeste. O comparativo entre janeiro e outubro de 2022 também trouxe dados da diária média, apontando percentuais positivos em todas as regiões: 25,9% no Centro-Oeste; 25,9% no Nordeste; 26,4% no Norte; 42,7% no Sudeste e 23,5% no Sul.

SOBRE A PESQUISA - O informativo elaborado pela FOHB é mensal e apresenta os principais indicadores de desempenho da hotelaria no Brasil – taxa de ocupação, diária média e RevPAR (indicador que evidencia a performance do hotel) – em algumas das maiores cidades do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES