Taxa geral de inadimplência sobe pelo oitavo mês seguido

De acordo com a autoridade monetária, este é o oitavo mês consecutivo de aumento na taxa

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa geral de inadimplência, que inclui todas as operações com pessoas físicas e também com empresas, subiu de 5,7% em junho para 5,9% em julho deste ano, informou nesta quarta-feira (26) o Banco Central.

Segundo a instituição, este é o maior valor da série histórica disponibilizada pelo BC na internet, que tem início em junho de 2000. A maior taxa registrada anteriormente havia sido justamente em junho deste ano: de 5,7% ao ano.

De acordo com a autoridade monetária, este é o oitavo mês consecutivo de aumento na taxa geral de inadimplência, que registra operações com atrasos superiores a 90 dias.

A taxa começou a subir em dezembro de 2008 em diante, quando a retração do crédito, por conta dos efeitos do agravamento da crise financeira internacional, já estava sendo sentida.

Previsão de queda

Segundo o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, a taxa geral de inadimplência subiu em julho por conta, basicamente, das operações dos bancos com as linhas de "conta garantida" e "desconto de duplicata", ou seja, que são destinadas a empresas.

"A inadimplência para pessoa física deve ter queda logo à frente. Os atrasos no pagamento, até 90 dias [que ainda não configuram inadimplência], estão em queda acentuada. A expectativa é de acomodação nesta inadimplência", disse ele.

Pessoas físicas

A taxa de inadimplência das operações dos bancos somente com pessoas físicas permaneceu estável em 8,6% em julho, ou seja, o mesmo valor registrado em junho deste ano. É o maior valor, pelo menos, desde o início da série disponibilizada na internet pelo BC, que começa em junho de 2000.

Empresas

Já a taxa de inadimplência das empresas brasileiras, com atrasos no pagamento superior a 90 dias, o valor subiu para 3,8% em julho deste ano. Em junho, estava em 3,4%. O valor de junho é o maior desde maio de 2001, quando estava em 4,2%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES