Taxas de juros bancários ficam estáveis

Empréstimo pessoal e cheque especial mantiveram taxas na casa dos 5% ao mês

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As taxas de juros de empréstimo pessoal e de cheque especial ficaram estáveis em abril. É o que mostra pesquisa realizada pelo Procon-SP, que compara mensalmente as taxas praticadas pelos principais bancos do país.

A taxa média do empréstimo pessoal ficou em 5,17% ao mês (a.m.), mesmo percentual do mês anterior. É o sexto mês consecutivo que o empréstimo pessoal apresenta a mesma taxa média ? que em março foi de 5,171% a.m. e neste mês foi de 5,168% a.m.

A única alteração foi promovida pelo Bradesco, que reduziu a taxa de empréstimo pessoal de 5,37% para 5,34% a.m. (voltando à taxa praticada em fevereiro).

Já no cheque especial, a taxa média dos bancos pesquisados manteve-se em 8,79% a.m. ? o mesmo valor do mês passado. Este é o quarto mês consecutivo de permanência dos níveis das taxas.

O levantamento foi feito em 1º de abril com dez instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

Maiores e menores

A pesquisa mostra que a menores taxas continuam com um banco público. A Caixa Econômica cobra 4,39% a.m. para o empréstimo pessoal e 6,75% a.m. no cheque especial.

Na outra ponta, o Itaú Unibanco pratica taxa de 5,86% a.m. para os empréstimos, enquanto o Safra tem o maior custo do cheque especial: 12,30% a.m.

Na conta anual, a taxa média dos créditos pessoais soma 83,06% a.m. Já o cheque tem custo acumulado de 174,74% a.m.

Na segunda reunião deste ano (ocorrida nos dias 16 e 17 de março), o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 8,75% ao ano ? taxa que vem se mantendo desde a reunião de julho do ano passado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES